Voos para Ucrânia são cancelados por companhias aéreas com aumento das tensões

Air France e a Lufthansa são as últimas companhias aéreas a suspender seus voos para o país

Voos para Ucrânia são cancelados por companhias aéreas com aumento das tensões
“A Air France reavaliará regularmente a situação e lembrará que a segurança de seus voos, clientes e tripulações é um imperativo absoluto”, disse a Air France em comunicado (Créditos: Maja Hitij/Getty Images)

À medida que crescem os temores de uma possível invasão russa, a Air France e a Lufthansa são as últimas companhias aéreas a suspender seus voos para a Ucrânia. A companhia francesa disse que seus voos seriam cancelados para a capital de Kiev na terça-feira (15) como uma “medida de precaução”, citando a situação de segurança.

Publicidade

“A Air France reavaliará regularmente a situação e lembrará que a segurança de seus voos, clientes e tripulações é um imperativo absoluto”, disse a Air France em comunicado nesta segunda-feira (21).

A transportadora da Alemanha Lufthansa disse no sábado (19) que seus voos também seriam suspensos para Kiev e Odessa, uma cidade portuária do sul, até o final de fevereiro. Swiss International Air Lines, Eurowings e Austrian Airlines, que fazem parte do Grupo Lufthansa, também suspenderam voos até o final do mês.

A transportadora da Holanda KLM foi a primeira grande companhia aérea internacional a suspender voos para a Ucrânia n começo deste mês. “A segurança de nossos passageiros e tripulantes é nossa principal prioridade em todos os momentos. Devido à situação atual na Ucrânia, as companhias aéreas do Lufthansa Group estão suspendendo seus voos regulares para Kiev e Odessa”, disse o Lufthansa Group em comunicado.

Para Liviv, localizado no oeste da Ucrânia, os voos do Grupo Lufthansa, vão continuar operando normalmente. Os Estados unidos transferiram sua embaixada de Kiev para Liviv na semana passada. O Grupo Lufthansa, que normalmente opera 94 voos para a Ucrânia todas as semanas, disse que remarcaria os passageiros afetados para rotas alternativas. As autoridades dos EUA estimam que cerca de 190.000 soldados russo e separatistas estão estacionados perto da fronteira com a Ucrânia, prontos para montar um ataque.

Publicidade

Em 2014, a Rússia recuperou a Crimeia, que fazia parte de uma Ucrânia independente, apesar dos protestos do Ocidente. Os intensos combates também deixaram partes dos oblasts de Luhansk e Donetsk, no leste da região de Donbas, nas mãos de separatistas apoiados pela Rússia.

298 pessoas a bordo de um voo da Malaysia Airlines de Amsterdã para Kuala Lumpur em 2014, morreram quando a aeronave foi abatida sobre o leste da Ucrânia. Uma investigação das autoridades holandesas concluiu que um lançador de mísseis pertence ao exército russo foi usado no ataque. A Rússia negou qualquer envolvimento no ocorrido.

“Air France anulado ses deux vols Paris-Kiev et Kiev-Paris prévus demain, “au face da situação sur place et à titre conservatoire”, a indiqué la compagnie qui annonce qu’elle “réévaluera régulièrement la Situation”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.