Zelensky afirma que Azov foi integrado ao exército ucraniano

O Batalhão Azov surgiu na cidade de Mariupol, invadida pela Rússia

Zelensky afirma que Azov foi integrado ao exército ucraniano
Membros do Batalhão Azov com sua bandeira (Créditos: Spencer Platt/Getty Images)

Recentemente, em entrevista à rede estadunidense de notícias Fox News, Zelensky afirmou que o Batalhão Azov foi integrado ao exército ucraniano. Quando questionado pelo entrevistador o que os EUA deveriam saber sobre seus integrantes, responde:

Publicidade

“Azov foi um desses muitos batalhões. Eles são o que são. Eles estavam defendendo nosso país e então, quero explicar a você, todos os membros desses batalhões foram incorporados ao Exército ucraniano”, disse ele, enfatizando que “os combatentes Azov não são mais coletivos auto estabelecidos, são um componente do exército ucraniano.” 

A entrevista foi publicada no último sábado (02) pela Fox News no YouTube, porém esse trecho teria sido cortado da versão oficial para a internet e logo os internautas recuperaram o fragmento. No mesmo vídeo, Zelensky completa dizendo que em 2014 muitos integrantes do Batalhão Azov “violaram as leis da Ucrânia e foram levados aos tribunais, e receberam sentenças prisionais. Então a lei está acima de tudo”.

Publicidade

Para entender mais: Batalhão Azov

O Batalhão Azov, que agora faz parte do exército ucraniano, surgiu como um grupo paramilitar voluntário com ideologias de extrema-direita. A milícia está ligada a conflitos com separatistas russos e à disputa de poder na Ucrânia desde 2014, quando iniciou suas atividades na cidade de Mariupol. Este grupo é acusado de torturas e assassinatos na região de Donbas.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.