Zelensky alerta que Rússia pode usar armas químicas

Ainda, o líder ucraniano pediu ao Ocidente que novas sanções sejam impostas a Moscou. A União Europeia considera a opção

zelensky-alerta-que-russia-pode-usar-armas-quimicas
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (Créditos: Behrouz Mehri – Pool/Getty Images)

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (11) que a Rússia pode usar armas químicas. Ainda, o líder pediu ao Ocidente que novas sanções sejam impostas a Moscou.

Publicidade

“Gostaria de lembrar aos líderes mundiais que o possível uso de armas químicas pelos militares russos já foi discutido. E já naquela época significava que era necessário reagir à agressão russa de forma muito mais dura e rápida”, disse Zelensky. De acordo com a CNN, a União Europeia disse nesta segunda-feira que mais sanções à Rússia são uma opção.

“É hora de fazer este pacote de forma que não ouçamos sequer palavras sobre armas de destruição em massa no lado russo”, afirmou o líder ucraniano. “Um embargo de petróleo contra a Rússia é uma obrigação. Qualquer novo pacote de sanções contra a Rússia que não afete o petróleo será recebido em Moscou com um sorriso”, completou ele.

O assessor do prefeito de Mariupol, Petro Andryushchenko, escreveu que relatos em relação a um possível ataque químico não foram confirmados. Por meio do Telegram, ele complementou dizendo que espera fornecer detalhes e esclarecimentos posteriormente.

Publicidade

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.