Zelensky diz que quem escolhe a guerra sempre perde

Zelesnky disse aos parlamentares da Grécia para ajudarem a organizar a salvação de Mariupol

Zelensky diz que quem escolhe a guerra sempre perde
Volodymyr Zelensky (Crédito: Drew Angerer/Getty Images)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky disse ao Parlamento grego nesta quinta-feira (7) que aqueles que escolhem a guerra sempre perdem. De acordo com a CNN, ele afirmou “Aqueles que chantageiam a Europa com uma crise econômica e energética sempre perdem”.

Publicidade

Durante seu discurso, Zelesnky disse aos parlamentares da Grécia para usarem mais suas oportunidades como membro da União Europeia para ajudar a salvar Mariupol. O presidente ucraniano ainda falou que quem quer privar um país de sua independência e de sua integridade territorial sempre perde.

Zelesnky afirmou, que os ataques russos à Ucrânia também foram direcionados á Europa. Para o presidente ucraniano a Rússia quer provocar inflação para muitas pessoas. Além disso, durante seu discurso o presidente da Ucrânia, pediu que os bancos russos fossem bloqueados do sistema mundial.

Segundo a CNN o Zelensky, fez o pedido falando que não é somente alguns bancos, mas que todos que precisam ser bloqueados. “Enquanto as tropas russas bloquearem cidades pacíficas e deportarem nosso povo, nenhum banco russo tem o direito de ganhar dinheiro no sistema financeiro mundial”.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Nessa terça-feira (5), o presidente ucraniano fez um apelo pela busca de paz no Conselho de Segurança.

*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.