Anvisa autoriza venda de autotestes de Covid-19 no Brasil

Empresas que tiverem interesse em comercializar precisará pedir o registro à Anvisa

anvisa-autoriza-venda-de-autotestes-de-covid-19-no-brasil
O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab (Crédito: Reprodução / Twitter @parabolicalucas)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil. Nesta sexta-feira (28), aconteceu a votação da Diretoria Colegiada da agência e o uso e vendas de autotestes foram liberadas em farmácias e estabelecimentos de saúde. Cada empresa que tiver interesse em comercializar, precisará pedir o registro à Anvisa, que vai analisar cada solicitação.

Publicidade

O teste pode ser feito em casa, mas de acordo com a Anvisa, eles não são conclusivos para diagnóstico. Em caso de positivo, não será confirmado como caso de Covid-19, pois o autoteste funcionará como triagem. Além do mais, o autoteste não servirá de apresentação para viagens ou atestado médico.

O Ministério da Saúde informou à Anvisa que orientará quem testou positivo a procurar atendimento médico. Ademais, o Ministério também vai incluir orientações sobre o uso dos autotestes no “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19” (PNE Teste).

Para que um controle seja feito, a Anvisa espera que as empresas encontrem uma forma dos clientes informarem seus resultados. Como exemplo, as empresas podem adquirir sistemas de QRCode para registros.

O autoteste já é usado em países como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.