Bolsonaro assina decreto para distribuição gratuita de itens de higiene menstrual

O decreto deve atender cerca de 3,6 milhões de mulheres

bolsonaro-assina-decreto-para-distribuicao-gratuita-de-itens-de-higiene-menstrual
Presidente Jair Bolsonaro (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

Nesta terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto de distribuição gratuita de itens de higiene menstrual. Este decreto de proteção a saúde da mulher, distribui absorventes e outros itens de higiene. A assinatura foi realizada durante um evento  em comemoração ao Dia da Mulher, no Palácio do Planalto. 

Publicidade

De acordo com o G1, o governo afirmou que o o programa também irá oferecer garantia de cuidados básicos de saúde a mulher e desenvolver meio para inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que o projeto prevê R$ 130 milhões, dinheiro do orçamento da própria pasta.

O recém assinado decreto deve atender cerca de 3,6 milhões de mulheres. O dinheiro do projeto será destinado aos municípios para a realização dos trabalhos. As mulheres que terão direito serão as em situação de rua, de 12 a 21 anos, cumprindo medidas socioeducativas e alunas de 9 a 24 anos de idade matriculadas em escolas do programa Saúde na Escola.

Em outubro do ano passado, Bolsonaro havia vetado este projeto de lei que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos.

No Twitter o Governo Federal compartilhou diversas postagens em relação ao dia das Mulheres que acontece, nesta terça-feira (8). Uma delas é anunciando que em meio à comemoração o governou lançou o “Brasil pra Elas” que é um programa para garantir a independência e liberdade financeira e econômica.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.