EUA: pessoas vacinadas contra Covid-19 podem ficar sem máscara

A orientação foi anunciada pela diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos nesta quinta-feira (13)

Pessoas vacinadas contra a Covid-19 não vão precisar usar máscaras tanto em ambientes abertos como fechados nos Estados Unidos. O anúncio foi feio pela diretora Dra. Rochele Walensky, segundo a CNN.

Publicidade

“Se você estiver totalmente vacinado, pode começar a fazer as coisas que parou por causa da pandemia.” disse a diretora.

Durante uma reunião na Casa Branca sobre Covid-19 ela também relatou “Todos nós ansiamos por este momento para que possamos voltarmos a ter algum sentido de normalidade.”

De acordo com a CNN, Walensky afirmou que a ciência apoia a nova recomendação. Ela citou três estudos que mostram como as vacinas funcionam.

“Qualquer pessoa totalmente vacinada poderá participar de atividades internas ou externas, grandes ou pequenas, sem precisar da máscara ou do distanciamento social.”

Publicidade

No estudo israelense publicado no “Journal of the American Medical Association”, foi explicado que a vacina teve 97% de eficácia contra o Covid-19 sintomático e 86% eficaz contra as infecções assintomáticas em mais de 5.000 profissionais de saúde.

Nos Estados Unidos houve relatos de infecções entre pessoas vacinas. Entretanto, apenas uma pequena parte entre os mais de 117 milhões de pessoas que já foram totalmente vacinadas foi afetada.

A Dra. observou que é mais provável que “é mais provável que essa infecção tenha uma carga viral menor e menos risco de transmissão a outras pessoas.”

Publicidade

A novidade porém, veio acompanhada de ressalvas. Segundo a CNN, a diretora do CDC alertou que as pessoas com imunidades comprometida devem falar com os seus médicos antes de pararem com o uso das máscaras. “O ano passado nos mostrou que esse vírus pode ser imprevisível, então, se as coisas piorarem, sempre haverá a chance de mudarmos nossas recomendações.

A correspondente, Raquel Krähenbühl, do jornal Globo News, ficou emocionada ao tirar sua máscara ao vivo depois de noticiar a liberação do uso.

Brasil

No Brasil a situação da Covid-19 ainda é grave. Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (12), em 24 horas, foram confirmados 76.692 novos diagnósticos positivos da doença. 

Já o total de mortes em função da covid-19 subiu para 428.034. Também no tempo de aproximadamente 24 horas, foram acrescentadas 2.494 novas mortes.

Na última atualização do instagram do Ministério da Saúde, 47,8 milhões de doses já haviam sido aplicadas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.