Comprovante de vacinação é exigido de forma desorganizada no Aeroporto de Guarulhos

Maioria diz que não precisou apresentar o documento para entrar no país, apenas teste negativo de Covid

Comprovante de vacinação é exigido de forma desorganizada no Aeroporto de Guarulhos
A medida começa a valer hoje (13) (Crédito: Rodrigo Paiva/Getty Images)

A maioria dos viajantes vindos do exterior que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, não precisou apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid para entrar no país nesta terça-feira (14).

Publicidade

A obrigatoriedade do comprovante foi determinada no último sábado (11) pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Funcionária da área da saúde, Priscila Carvalho Valhanes trabalha em um hospital em Londres, na Inglaterra, e chegou ao Brasil nesta manhã. A ela, foi exigido apenas uma declaração de saúde e o teste negativo de Covid.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que iniciou na segunda (13) a implementação da cobrança de vacina, mas que aguarda a publicação de uma portaria regulamentando a medida.

A medida esta em fase de implantação. É importante destacar que a Anvisa aguarda, ainda, a edição de portaria Interministerial com maior detalhamento das regras para a entrada de viajantes no Brasil.”

Publicidade

O texto diz ainda que o trabalho utiliza informações da Declaração de Saúde do Viajante, preenchida previamente, e também a abordagem individual dos viajantes que desembarcam no país.

A Anvisa já havia dito que estava notificando todos os postos de fronteira e os aeroportos, porém apesar da afirmação a maioria dos viajantes vindos do exterior que desembarcou no Aeroporto em Guarulhos, não precisou apresentar o comprovante de vacinação

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.