Descoberta molécula que pode ajudar no combate ao câncer

Os pesquisadores observaram no estudo que as espécies reativas de oxigênio conseguiram atingir células tumorais, deteriorando o seu DNA

Descoberta molécula que pode ajudar no combate ao câncer
Em laboratórios, foram realizados alguns testes, a partir das células tumorais dos humanos e de camundongos (Créditos: Justin Sullivan/Getty Images)

Uma molécula inédita foi descoberta por pesquisadores brasileiros que poderá ajudar no tratamento contra o câncer. A molécula, presente em um complexo de cobre, tem propriedades de ação contra células do câncer a partir da seletividade, capacidade de divisão do DNA e mecanismos que estão associados à morte celular.

Publicidade

As descobertas dos cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, foram publicadas no periódico Scientific Reports, do grupo Nature.

Em laboratórios, foram realizados alguns testes, a partir das células tumorais dos humanos e de camundongos. O complexo de cobre se mostrou capaz de induzir a produção de um outro tipo de molécula, que são chamadas espécies reativas de oxigênio. As moléculas são altamente reativas e podem transformar as demais moléculas.

Os pesquisadores observaram no estudo, que as espécies reativas de oxigênio conseguiram atingir células tumorais, deteriorando o seu DNA. Os danos foram tão grandes que as células do câncer entraram em um processo de morte celular programada, chamado tecnicamente de apoptose.

A ação do complexo de cobre é mais comum nas células tumorais do que as células saudáveis, sendo seletiva, o que, de acordo com o estudo, pode diminuir a efeitos colaterais como a toxicidade e fazer aumentar as chances de curar o câncer.

Publicidade

Busca por medicamentos mais eficazes

Os cientistas, nas próximas fases do estudo, querem desenvolver mecanismos em que a molécula  descoberta será colocada dentro de nanocápsulas. Esse processo vai permitir que o remédio seja liberado diretamente nas células cancerígenas.

Para o tratamento de vários tipos de câncer, a quimioterapia é uma das abordagens mais usadas. Embora seja eficaz, a estratégia pode trazer efeitos colaterais devido ao impacto que os remédios causam nas células saudáveis do corpo.

Por esse motivo, a ciência vem investindo na busca por medicamento quimioterápicos com maior desempenho e seletividade, que sejam mais forte para lutar contra as células do câncer e menos tóxicos para as células saudáveis do corpo humano, fazendo assim, aumentar as chances de ter uma cura.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.