Estado do Rio segue com risco baixo para covid-19, mas está em alerta

estado-do-rio-segue-com-risco-baixo-para-covid-19,-mas-esta-em-alerta

A 44ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 do Rio de Janeiro mostra que o estado continua em bandeira amarela (risco baixo para a doença). Essa é a sexta semana consecutiva que o Rio apresenta bandeira amarela, segundo a publicação da Secretaria Estadual de Saúde.

Publicidade

O estudo prevê uma escala de cinco bandeiras: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado) e verde (risco muito baixo), além da amarela. O estado teve uma redução de 16% no número de mortes por covid-19 e de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), entre as semanas epidemiológicas 29 (18 a 24 de julho) e 31 (1º a 7 de agosto).

Alerta

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o momento, no entanto, é de alerta, já que, apesar disso, algumas regiões estão com tendência de alta. As regiões metropolitana I (que inclui a capital), noroeste e serrana, por exemplo, estão na bandeira vermelha.

“O cenário epidemiológico vem apresentando um aumento no número de casos e, por isso, de forma antecipada, colocamos em prática, o Plano de Contingência da Covid-19. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos, as medidas de flexibilização, entre outras ações assistenciais”, afirmou o secretário Alexandre Chieppe, segundo nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde.

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.