Número de casos de Covid-19 em 24 horas passa de 1 milhão pela primeira vez no mundo

Os dados são da plataforma “Our World in Data”, Foram 1,4 milhão de casos registrados no dia 27 de dezembro

Número de casos de Covid-19 em 24 horas passa de 1 milhão pela primeira vez no mundo
Os números são compilados desde janeiro de 2020 (Créditos: Scott Heins/Getty Images)

Pela primeira vez, o mundo registra mais de um milhão de casos em um único dia: 1,4 milhão. Os dados são da plataforma “Our World inData”, ligada à Universidade de Oxford.

Publicidade

Os números são compilados desde janeiro de 2020. O primeiro ápice foi registrado em 7 de janeiro de 2021, com quase 900 mil casos Três meses depois, em abril, a marca de 900 mil foi rompida três vezes. Em dezembro, com a nova variante Ômicron circulando entre nós, os registros diários chegaram perto de um milhão, batendo a marca nas últimas 24 horas.

7 de janeiro de 2021: 892,8 mil

22 de abril de 2021: 902,6 mil

23 de abril de 2021: 904,4 mil

Publicidade

28 de abril de 2021: 905,8 mil

23 de dezembro de 2021: 983,3 mil

27 de dezembro de 2021: 1,4 milhão

Publicidade

Os Estados Unidos, foi o país com o maior número de casos registrados, chegando a mais de 512.553 casos, cerca de 37% do total. Logo atrás vem o Reino Unido (38.699, equivalente a 23%) e a Espanha (15%). Vale lembrar que países como o Reino Unido estão entre os que mais testam no mundo, por isso, é possível que haja cass ainda não identificados em outros lugares.

Mesmo com a incerteza devido aos níveis diferentes de testagem entre os países, mesmo o continente europeu, a Europa é a região responsável por mais da metade dos casos identificados na segunda-feira (27): dos 1,4 milhão de casos, 763.876 foram vistos nessa parte do mundo (o equivalente a 54,5% do total).

Segundo o “Our World in Data”,a  Europa tem apenas 60,73% da população totalmente vacinada contra a Covid-19. esse percentual está próximo dos 67%, no Brasil.

Publicidade

Na Europa, o percentual esconde realidades distintas entre os países: enquanto Gibraltar, território ultramarino britânico, a cobertura vacinal está acima dos 100%, na Bósnia, na Armênia e em Guernsey, o percentual está em 22%, os mais baixos da região.

Países como Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos anunciaram restrições nesta segunda-feira (27), para combater a variante ômicron.

Encontros em grupo na Alemanha, voltou a ter o limite máximo de 10 pessoas vacinadas ou recuperadas da Covid. Eventos culturais e esportivos devem acontecer sem presença de público.

Publicidade

Na França, onde 100 mil novos casos foram superados pela primeira vez em 24 horas desde do começo da epidemia do coronavírus, o passaporte sanitário atual deve ser substituído pelo passaporte de vacinação. O país também decidiu que vai tornar compulsório o trabalho em casa pelo menos três dias por semana.

Novas restrições foram impostas por, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, são elas, limite total de pessoas em encontros, funcionamento de bares e distanciamento social. Enquanto isso, na Inglaterra, o governo espera mais evidências sobre se o serviço de saúde consegue lidar com as altas infecções.

Segundo informações do G1, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, atualizou nesta segunda-feira (27) suas diretrizes de isolamento para casos confirmados de Covid-19. O tempo recomendado passa de 10 para 5 dias, seguido de uso constante de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

A maior autoridade de doenças infecciosas do país, o doutor Anthony Fauci, pediu nesta segunda que as pessoas evitem as aglomerações de Ano Novo para diminuir a crescente dos casos provocados pela ômicron.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.