O que é a dismorfia corporal enfrentada por Shawn Mendes?

O transtorno dismórfico corporal é uma doença silenciosa causada pelos altos padrões de beleza

O que é a dismorfia corporal enfrentada por Shawn Mendes
Cantor Shawn Mendes (Crédito: Reprodução/ Instagram)

O transtorno dismórfico corporal (TDC), ou dismorfia, antes denominado dismorfofobia, é uma doença da qual se fala pouco porque nem tantas pessoas se abrem sobre ela, como fez o cantor Shawn Mendes, que revelou publicamente a sua condição.

Publicidade

O que é dismorfia ou transtorno dismórfico?

É um transtorno obsessivo sobre um defeito físico real ou imaginário, que aflige a pessoa e que às vezes pode gerar uma preocupação fora do normal. Em casos extremos, as pessoas com TDC evitam socializar e podem sofrer uma profunda depressão.

O primeiro caso de dismorfia foi identificado por Enrico Morselli no final dos anos 1800, e Freud, no desenvolvimento da sua psicanálise, registrou um paciente a quem diagnosticou com TDC devido a uma obsessão do paciente com o formato do próprio nariz.

Shawn Mendes disse que sofre de dismorfia e atualmente faz terapia para lidar com isso. O artista afirmou que os elevados padrões de beleza da sociedade o levaram a buscar a “perfeição corporal” ao ponto de desenvolver um caso de TDC.

Em entrevista que Shawn Mendes concedeu à revista Wonderland, ele afirmou: “Apareci sem camisa em vários outdoors pela cidade. E a verdade é que, depois de participar de uma sessão de fotos em que você deveria ser sexy, a sua mente pode ficar muito afetada, porque no final você se força cada dia a estar à altura do garoto da imagem”.

Publicidade

O artista disse que se sentiu mais seguro com o tratamento e instigou a sociedade a falar sem tabus sobre a saúde mental.

*Texto publicado originalmente no site Marie Claire, da PERFIL Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.