Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Pilates ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

A atividade pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada, gordura corporal e eliminar o estresse

Pilates ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares
(Crédito: Canva Fotos)

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade no Brasil, por isso, é importante cuidar da saúde e se atentar com a prevenção delas, para evitar o risco de ser acometido por tais problemas, e o Pilates pode ser uma ótima solução.

Entre as causas das doenças cardiovasculares, estão os níveis de colesterol “ruim” no sangue, pressão alta, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de exercícios físicos regulares pode reduzir em até 25% o risco de problemas cardíacos.

O Pilates é uma atividade que trabalha com diversos músculos, desenvolvendo flexibilidade, força, aumento do equilíbrio, condicionamento e ainda pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada, gordura corporal e estresse, ajudando na prevenção das doenças cardiovasculares. Mas, associar uma alimentação saudável também é imprescindível para manter o corpo funcionando de maneira saudável.

Existem estudos que mostram a eficácia e os benefícios do Pilates para a saúde de cardiopatas, a partir de exercícios leves e moderados, que não exijam esforço físico extremo. “É indicado que o paciente que já possui alguma doença de cunho cardiovascular comece a exercer o Pilates assim que houver liberação clínica (junto à ajuda de um especialista na área de exercícios físicos), e aqueles que querem começar já a prática, que busquem um local apropriado e sigam, sem menos importância, orientações profissionais também”, reforça a professora Josi Araújo, da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina.

Entretanto, lembre-se de procurar um profissional da área para auxiliá-lo na prática do Pilates e garantir que essa seja feita de maneira correta. Isso vale tanto para pacientes já diagnosticados, quanto para aqueles que desejam prevenir a possibilidade de doenças cardíacas.

Mais em Perfil

Últimas Notícias