Pílula contra Covid-19 reduz risco de hospitalização e morte em 89%, diz Pfizer

A Pfizer espera eventualmente oferecer para as pessoas tomarem em casa antes de ficarem doentes a ponto de precisarem ir ao hospital, os comprimidos com o nome de Paxlovid

Pílula contra Covid-19 reduz risco de hospitalização e morte em 89%, diz Pfizer
O novo remédio é composto de uma mistura entre um novo medicamento antiviral que é denominado como nirmatrelvir e um mais antigo denominado ritonavir (Créditos: Spencer Platt/Getty Images)

A Pfizer, anunciou nesta terça-feira (14), em um comunicado à imprensa, com seus dados mais atualizados sobre seu tratamento experimental com pílula contra a Covid-19, mostram que o remédio reduz o risco de hospitalização ou morte pela doença em 89% se administrada a adultos dos grupos de risco poucos dias após seus primeiros sintomas.

Publicidade

A Pfizer espera eventualmente oferecer para as pessoas tomarem em casa antes de ficarem doentes a ponto de precisarem ir ao hospital, os comprimidos com o nome de Paxlovid.

O novo remédio é composto de uma mistura entre um novo medicamento antiviral que é denominado como nirmatrelvir e um mais antigo denominado ritonavir.

O estudo depois de um mês acompanhado dos voluntários relatou, cinco hospitalizações e nenhuma morte em 697 pessoas que receberam o remédio nos primeiros três dias de sintomas.

Entre 682 que receberam placebo, 44 foram hospitalizados, incluindo 9 que morreram. 

Publicidade

Todos os adultos neste estudo não foram vacinados contra a covid-19.

O estudo mostrou “uma diminuição de aproximadamente 10 vezes na carga viral no quinto dia em relação ao placebo”, disse o comunicado.

O CEO da Pfizer, Dr. Albert Bourla, disse em comunicado nesta terça-feira, “isso ressalta o potencial desse candidato a tratamento para salvar a vida de pacientes em todo o mundo, tenham eles sido vacinados ou não”.

Publicidade

“Variantes de preocupação, como a Ômicron, exacerbaram a necessidade de opções de tratamento acessíveis para aqueles que contraem o vírus, e estamos confiantes de que, se autorizado ou aprovado, este potencial tratamento pode ser uma ferramenta crítica para ajudar a conter a pandemia”, complementou o CEO.

Eles esperam que a droga consiga combater a atividade de variantes como Ômicron, e parece que sim, em testes de laboratório, pois a droga bloqueia uma enzima envolvida na replicação do vírus. 

A Pfizer compartilhou os dados mais atualizados com a agência reguladora americana, a Food Drug Administration (FDA), como parte de processo de submissão contínua de dados para autorização de uso emergencial.

Publicidade

Espera-se que os dados completos do estudo sejam divulgados no final deste mês e sejam submetidos a uma publicação [em revista científica] revisada por pares”, acrescentou o comunicado da Pfizer.

“#Pfizer (

@pfizer) na terça-feira, anunciou que a análise final do #Paxlovid, sua pílula antiviral contra o # COVID19, mostrou ser 89 por cento eficaz na redução de hospitalização ou morte em pacientes de alto risco.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.