Prefeitura do Rio amplia vacinação para pessoas com comorbidades

A vacinação contra a covid-19 no município do Rio de Janeiro será ampliada a partir da semana que vem, alcançando pessoas com comorbidades, deficiências permanentes e trabalhadores de serviços essenciais com menos de 60 anos. Para receber as doses, no entanto, será necessário reunir documentos para comprovar a condição médica ou vínculo profissional, e ficar atento ao calendário de vacinação, que continuará separado por faixa etária e gênero. 

Publicidade

Para ser imunizado, todos precisam apresentar documento de identidade, CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.

Os trabalhadores incluídos no grupo prioritário são os profissionais da saúde, educação, serviços de limpeza urbana, policiais militares e civis, guardas municipais, bombeiros e agentes penitenciários. 

Todos devem estar na ativa, o que deve ser comprovado com a apresentação dos três últimos contracheques ou de declaração assinada pela instituição em que trabalham. Quem optar por entregar a declaração, deve estar ciente de que ela ficará retida na unidade de saúde.

Comorbidades

A lista completa e detalhada das condições clínicas consideradas comorbidades em caso da covid-19 está na página da prefeitura.

Publicidade

As doenças definidas como comorbidades são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

Para comprovar uma dessas condições, será necessário levar ao posto de vacinação atestado ou recomendação médica ou apresentar as três últimas prescrições/receitas médicas da medicação de uso contínuo necessária para o tratamento da comorbidade.

Pessoas com deficiência

A vacinação de pessoas com deficiência e incluídas nas faixas etárias com início na semana que vem vai abranger deficiências físicas, auditivas, intelectuais, psicossociais, visuais, múltiplas e transtorno do espectro autista. 

Publicidade

Será exigido dessas pessoas laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário ou outros documentos que comprovem a condição. 

Faixa etária

A vacinação dos grupos prioritários vai começar pela seguinte ordem na semana que vem:

26/04 (segunda-feira): Mulheres com 59 anos

Publicidade

27/04 (terça-feira): Homens com 59 anos

28/04 (quarta-feira): Mulheres com 58 anos

29/04 (quinta-feira): Homens com 58 anos

Publicidade

30/04 (sexta-feira): Mulheres com 57 anos

01/05 (sábado): Homens com 57 anos

Pessoas que estão dentro dessas faixas etárias mas não fazem parte dos grupos prioritários, não devem buscar os postos de vacinação.

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.