Queiroga diz que casos graves estão caindo, e que estudo embasa passar para endemia

Ministro da Saúde avalia rebaixar classificação da Covid-19, hoje considerada pandemia

Queiroga diz que casos graves estão caindo, e que estudo embasa passar para endemia
Queiroga esteve no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (3), onde se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para conversar sobre o assunto (Créditos: Andressa Anholete/Getty Images)

O governo federal está avaliando mudar a classificação da pandemia para endemia por Covid-19 no Brasil a partir da segunda quinzena de março. Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, afirmou à CNN nesta quinta-feira (3) que o governo vem estudando o impacto dessa mudança, e que se baseia no cenário de casos graves da doença no país, que está caindo.

Publicidade

Essa flexibilização, se for confirmada, irá flexibilizar diversas medidas sanitárias, como o uso de máscaras. “Medidas não farmacológicas compulsórias fazem parte desse contexto”, disse o ministro à CNN, se referindo ao fim da obrigatoriedade de máscaras no país.

Quando perguntado se o Brasil pretende tomar essa decisão alinhado com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2020 declarou a pandemia, o ministro defendeu que a responsabilidade é de cada país.

“A decisão da OMS contempla a condição global, todavia, de acordo com o cenário epidemiológico, vários países estão antecipando essa decisão. Trata-se de decisão técnica.”, disse.

Queiroga esteve no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (3), onde se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para conversar sobre o assunto. Depois, ele se encontrou com ministros da Saúde de outros países. “Conforme o presidente anunciou, estamos trabalhando para anunciar o rebaixamento para endemia da Covid-19. A melhora do cenário epidemiológico, a ampliação da cobertura vacinal e outros pontos serão considerados. Além disso, é necessário fazer uma análise do impacto regulatório dessa medida”, explicou o ministro à CNN.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.