Sensação constante de apatia e estagnação? Entenda o que é languishing

Estado emocional marcado pelo “vazio” se propagou durante a pandemia

Sensação constante de apatia e estagnação Entenda o que é languishing
O languishing não é uma doença, mas sim um estado emocional que caso não seja tratado, pode evoluir para patologias severas como a depressão (Crédito: Canva Fotos)

O isolamento social provocou uma série de consequências para a saúde mental, sensação constante de apatia, estagnação, aumento dos casos de ansiedade e depressão, além do “languishing”. A dor da perda de familiares e amigos, incerteza sobre o futuro, sensação de esgotamento e uma certa apatia, tudo isso promoveu em diversos indivíduos uma sensação estranha de vazio, que o psicólogo Adam Grant nomeou como “languishing”, em um artigo para o New York Times

Publicidade

“O languishing não é uma doença, mas sim um estado emocional que caso não seja tratado, pode evoluir para patologias severas como a depressão”, explica o Doutor Fabiano de Abreu, PhD em neurociência e Mestre em Psicanálise. “É caracterizado por uma sensação de vazio, marcada pela apatia e a falta de esperança”, contextualiza o Fabiano de Abreu. 

As mulheres são as mais afetadas pelo languishing. Não há estudos que apontem as causas exatas, mas especialistas acreditam que a divisão desigual de tarefas domésticas e fatores como a pressão social maior em cima das mulheres sobre a criação dos filhos estejam relacionados.  

É importante destacar que o languishing é marcado por apatia e desânimo por longos períodos: “é normal ficar 1 ou 2 dias desanimado, afinal a tristeza também faz parte da vida. Agora quando se trata de uma constância, algo que continua por semanas ou até meses, é necessário investigar mais a fundo e tomar medidas sobre a situação”, adverte Fabiano. 

De acordo com o neurocientista, esse estado emocional repercute em alterações no funcionamento cerebral: “o sistema homeostático do cérebro é alterado. É como se o sistema de detecção de ameaças do cérebro estivesse em alerta, entretanto, não é encontrada a solução através de uma tomada de decisão”.

Publicidade

“É normal ficar 1 ou 2 dias desanimado, afinal a tristeza também faz parte da vida. Agora quando se trata de uma constância (…) é necessário investigar mais a fundo e tomar medidas sobre a situação”

“Eu chamo de ansiedade constante, ativa, sem recursos, que molda o cérebro e nos leva a um definhamento ou um estado de definhar, crônico. Um vazio entre a depressão e o florescimento, marcado pela ausência de bem-estar”, afirma. 

Caso você identifique que está vivendo em um estado emocional de languishing, procure cuidar do seu bem estar emocional e mental antes que evolua e se torne uma depressão. O neurocientista Fabiano de Abreu indica que seja adotada uma mudança na rotina em prol do bem estar, incluindo planejar novos programas ou traçar um objetivo que lhe promova esperança e bem estar: “comece pelos objetivos pequenos e evolua de forma gradativa para recuperar o seu ânimo e viver uma nova vida”, orienta o neurocientista Fabiano de Abreu. Outra dica é buscar ajuda especializada com um psicólogo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.