SP estuda retomar restrições a grandes eventos após avanço da Ômicron

As novas orientações serão informadas nesta quarta-feira (12)

sp-estuda-retomar-restricoes-a-grandes-eventos-apos-avanco-da-omicron
O governador de São Paulo, João Doria, fala à imprensa, após encontro com o vice-presidente General Hamilton Mourão. 22/10/2019 (Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)

O governo de São Paulo avalia a possibilidade de impor restrições a eventos com aglomerações por causa da alta taxa de transmissibilidade da variante Ômicron. Na tarde desta terça-feira (11), o Comitê Científico de Combate à Covid-19 irá se reunir para discutir o atual cenário. Tudo indica que as novas orientações serão informadas nesta quarta-feira (12) durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Publicidade

Durante sua visita nesta terça ao interior de São Paulo, João Doria (PSDB) comentou sobre a possibilidade de novas restrições. ”Vamos ter, evidentemente, restrições que já foram apresentadas para eventos de aglomerações, que é diferente. Grandes aglomerações não são recomendáveis e o Comitê Científico já expressou essa deliberação. Amanhã (12) teremos novas informações, já que hoje (11) à tarde o Comitê se reúne e nos passará as recomendações”, disse o governador.

Doria também afirmou que essa nova fase da pandemia não deve impactar setores da indústria e do comércio. “Não há, neste momento, nenhuma indicação e necessidade de fechamento ou restrições ao comércio e setor de serviços, assim como ao setor produtivo do agronegócio e da indústria. Há, sim, cautela e recomendação expressa para que as pessoas usem máscaras o tempo todo”, afirmou.

Desde o inicio da pandemia, infectologistas e especialistas em vigilância sanitária apontam que o risco de transmissão do coronavírus em locais fechados e sem ventilação é maior. Eventos recentes como shows e festas têm sofrido críticas da comunidade científica desde que os casos de Covid-19 voltaram a aumentar pelo país. Na capital paulista, algumas casas noturnas e artistas já se adiantaram às restrições oficiais e cancelaram as agendas das próximas semanas.

Ainda na segunda-feira (10), o Estado teve uma média móvel de 2,4 mil novos casos de Covid, um aumento de 5.746% em relação a duas semanas atrás.

Publicidade

João Doria ressaltou a importância das máscaras e recomendou que a população use a proteção “o tempo todo”, o que classificou como a única forma de “estar protegido para esta quarta onda da Ômicron”. “Esse momento vai exigir cuidado, atenção e acompanhamento diário. Esta nova cepa é a mais poderosa de transmissão da história”, disse o governador.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.