SP inicia vacinação de crianças com CoronaVac

A Anvisa liberou para maiores de 6 anos; os menores de 5 anos e as imunossuprimidas vão ser imunizadas com o imunizante da Pfizer

SP inicia vacinação de crianças com CoronaVac
Crianças de 6 anos começas a receber hoje, a vacina da CoronaVac (Créditos: Marcelo Hernandez/Getty Images)

O Estado de São Paulo começa a fazer a aplicação da vacina da CoronaVac, em crianças, neste sábado (22). O imunizante foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quinta-feira (20), para maiores de 6 anos.

Publicidade

A prefeitura decidiu, para acelerar a vacinação infantil, que os postos de saúde, neste sábado (22), atenderão apenas e exclusivamente a população de 5 a 11 anos com e sem comorbidade. A partir de domingo (23), os maiores de 12 anos voltam a ser atendidos nos locais de vacinação.

De acordo  com informações do UOL, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão funcionar de 8h até 17h, e às AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) integradas até 19h. A criança deverá estar acompanhada dos pais ou de um responsável maior de 18 anos, para que possa receber a primeira dose, e vai precisar apresentar, obrigatoriamente.

um documento de identificação (preferencialmente CPF); 

comprovante de residência e 

Publicidade

carteirinha de vacinação.

Os menores de 5 anos e as imunossuprimidas vão ser imunizadas com o imunizante da Pfizer. No início, o Instituto Butantan, responsável por realizar a produção da vacina da CoronaVac no Brasil, tinha pedido a liberação do uso da vacina em crianças a partir de 3 anos. O colegiado da Anvisa, autorizou a aplicação apenas em crianças maiores de 6 anos e que não sejam imunossuprimidas.

De acordo com a prefeitura, foi enviado pelo governo estadual de São Paulo, um lote com 801.560 doses da CoronaVac para a capital. O estado tem a expectativa de vacinar todas as crianças em até três semanas, até quinta-feira, a capital havia vacinado cerca de 21 mil.

Publicidade

No total, foram aplicadas no estado mais de 25 milhões de doses, em crianças a partir dos 5 anos. Cerca de 10 milhões da primeira dose; outras 10 de segunda; 334 mil doses únicas e cerca de quatro milhões de doses adicionais.

Horários dos postos de vacinação

No sábado, os Mega Drive Thru e as farmácias não funcionarão. O atendimento acontece em:

Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h 

AMAs/UBSs integradas, das 8h às 19h

Publicidade

Além das UBSs, no domingo, as farmácias parceiras irão vacinar os maiores de 12 anos das 8h às 16h. 

Como é a vacina da CoronaVac para crianças e jovens? 

Mesma formulação aplicada em adultos;

Mesma dose adulta: 600 SU em 0,5 ml (SU é a substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo); 

Publicidade

Duas doses, com intervalo entre duas e quatro semanas; 

Faixa etária: 6 a 17 anos;

Restrição: não aplicar em crianças imunossuprimidas, ou seja, com baixa imunidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.