Teste da vacina contra HIV é realizado em primeiros participantes

Imunizante da Moderna utiliza a tecnologia de mRNA (ou RNA mensageiro) que anteriormente foi utilizada para realizar a criação da vacina para a Covid-19

Teste da vacina contra HIV é realizado em primeiros participantes
Intitulado IAVI G002, o teste vem sendo conduzido juntamente com a International AIDS Vaccine Initiative (IAVI) (Créditos: Victoria Jones – Pool / Getty Images)

A farmacêutica Moderna na última semana, anunciou que os primeiros testes de um ensaio clínico da primeira fase da vacina experimental contra HIV, foram realizados nos primeiros participantes. Intitulado IAVI G002, o teste vem sendo conduzido juntamente com a International AIDS Vaccine Initiative (IAVI), uma organização científica sem fins lucrativos.

Publicidade

Esta parceria vem testando uma vacina que disponibiliza antígenos específicos do HIV ao corpo com o objetivo de induzir uma resposta imune. A princípio esses antígenos tiveram seu desenvolvimento pelos pesquisadores da IAVI e da Scripps Research, organização de pesquisa médica sem fins lucrativos, liderados pelo Dr.William Schief.

De acordo com a CNN, no ano passado, em uma “prova de teste de conceito”, a equipe de pesquisadores descobriu que os antígenos do HIV produziram a resposta imune desejada em 97% dos participantes. O estudo de hoje é baseado no anterior, testando a versão inicial da vacina e também uma versão de reforço, colocando a tecnologia de mRNA (ou RNA mensageiro) da Moderna, que anteriormente foi utilizada para realizar a criação da vacina para a Covid-19.

Mark Feinberg, presidente e CEO da IAVI, disse em um boletim de imprensa da Moderna que. “Estamos extremamente empolgados em avançar nessa nova direção no design de vacinas contra o HIV com a plataforma de mRNA da Moderna. A busca por uma vacina contra o HIV tem sido longa e desafiadora, e ter novas ferramentas em termos de imunógenos e plataformas pode ser a chave para progredir rapidamente em direção a uma vacina eficaz e urgentemente necessária”.

Financiado em parte pela Fundação Bill e Melinda Gates, o novo teste, acompanhará 56 participantes adultos HIV-negativos, o objetivo é estudar a segurança e a eficácia da vacina. Entre os participantes, 48 irão receber uma dose da vacina primária. Desses 32, irão receber também o reforço. Os outros oitos receberão apenas a vacina de reforço.

Publicidade

O teste inclui participantes de quatro locais: Faculdade de Medicina da Universidade George Washington, Centro de Vacinas Hope Clinic of Emory, Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson e Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.