Tudo que você precisa saber antes de fazer uma rinoplastia

Dr. Guilherme Scheibel, otorrinolaringologista, que listou as principais dúvidas dos pacientes

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma rinoplastia
Tudo que você precisa saber antes de fazer uma rinoplastia (Crédito: Alexander Krivitskiy por Pixabay)

A rinoplastia é um procedimento cirúrgicos muito realizado no Brasil! Muita gente sonha em mudar a aparência do nariz ou melhorar a qualidade da saúde nasal por meio da rinoplastia, porém existe muito dúvida e mitos sobre esse tipo de cirurgia. O Dr. Guilherme Scheibel, otorrinolaringologista que trabalha exclusivamente com rinoplastia, contou alguns dos principais pontos que o paciente deve ter em mente antes de realizar uma cirurgia plástica e também desvendou alguns mitos importantes.

Publicidade
  • Consigo ficar com o nariz igual de uma celebridade ou de outra pessoa?

“Essa é uma pergunta que eu recebo muito. Dificilmente pois face e nariz são únicos. Os narizes diferem em formato, altura de início próximo aos olhos, término próximo ao lábio, largura, espessura de pele e outra infinidade de parâmetros, além de terem que estar em harmonia com a face. Salvo os casos em que todos estes parâmetros sejam muito similares, o que é extremamente raro, os narizes invariavelmente vão ficar diferentes. Até mesmo em gêmeos os resultados podem diferir, pois existe também a variável de como as estruturas estão internamente e do que o cirurgião executou de técnica. Brinco que rinoplastia não é receita de bolo e o fato é que cada nariz é unico e deve ser operado da mesma maneira, com exclusividade”, explica Scheibel.

  • Qual o preço?

“É importante lembrar aqui que valor é diferente de preço. Eu procuro entregar sempre muito mais valor do que a cirurgia custa. Poderia, por exemplo, reduzir meu tempo cirúrgico e operar dois pacientes por dia. Opto por não fazer pois não gosto de me apressar na cirurgia e a rinoplastia é um exercício mental muito intenso. Invariavelmente o segundo paciente tem muito mais chances de ter um resultado aquém do que poderia entregar. Conheço profissionais que marcam oito cirurgias no dia e operam em 20-40 minutos. Ao meu ver, é muito difícil realizar tudo que é necessário em tão curto espaço de tempo. Por isso minha dedicação é total a uma única cirurgia por dia e levo o tempo que for necessário para chegar ao limite do que consigo fazer para melhorar aquele nariz e, consequentemente, a auto estima e felicidade daquele paciente. Dessa forma, o custo de uma cirurgia neste modelo acaba sendo maior do que de quem opera muitos pacientes, mas o valor que entrego é muito maior”, explica Dr. Guilherme.

  • Os benefícios da rinoplastia são apenas estéticos?

“Não, os cirurgiões podem corrigir funções respiratórias, como desvio do septo nasal e tratamento dos cornetos nasais, geralmente em quem tem muita rinite ou sinusite alérgica” O exemplo do desvio de septo, citado pelo especialista, é bem comum no Brasil. O septo é uma estrutura feita de osso e cartilagem que separa uma narina da outra, como se fosse uma ‘parede’. Com o desvio, em vez dessa estrutura ser reta, ela é desalinhada. Contudo, nem todos os casos precisam de intervenção cirúrgica, como alerta Scheibel.

“Esse desvio só é de fato um problema quando ele interfere na respiração do paciente. Se ele sente dificuldades ao respirar, é hora de procurar um otorrino para verificar as possíveis causas e se a rinoplastia vai ser vantajosa para a pessoa”, orienta o cirurgião.

Publicidade

A operação ainda pode ser uma grande aliada para tratar quem sofre com roncos. Apesar de acometer milhões de brasileiros, o problema do ronco merece atenção quando ele começa a atrapalhar o sono da pessoa, com “quebras” frequentes de momentos de descanso. Como consequência, provoca cansaço, irritação, dificuldade de raciocínio e perda de reflexo, só para começar a listar os malefícios.

“O ronco acontece a partir da vibração das vias aéreas, nariz e garganta, por conta da dificuldade da passagem de ar”, ele explica. “Alterações nasais, como esse tipo de obstrução, podem ser corrigidas através da rinoplastia de forma simples.”

  • Existe um melhor momento?

A decisão de fazer a rinoplastia, ou qualquer cirurgia plástica, precisa ser pensada com cautela e deve ser tomada após muita pesquisa e informação. Para o médico Scheibel, o momento adequado para se fazer uma rinoplastia leva em consideração três fatores principais. “O melhor momento é quando a pessoa tem motivações adequadas para o procedimento, está preparada para a mudança e encontrou um profissional em que tenha segurança”, afirma.

Publicidade
  • O nariz fica artificial?

“Mito e verdade dependendo da técnica utilizada. Caso sejam feitas ressecções excessivas, o nariz retrai e colapsa, não somente deixando-o artificial, mas também o estigmatizando. Em estruturações mais simples, o cirurgião sabe que normalmente a ponta se movimenta para baixo com o tempo, então a coloca em uma posição mais alta e projetada. O problema é que normalmente a ponta tem uma posição exata em que deixa o nariz bonito, e dificilmente será a posição onde ela irá se consolidar nesta técnica de estruturação mais simples. O que vemos nestes casos são narizes que acabaram não caindo muito e ficaram empinados demais e com as narinas aparentes ou então cederam demais e voltaram a ficar com a ponta caída. Já em estruturações com técnicas mais modernas, escolhemos exatamente a posição que queremos para a ponta, deixando-o com o formato ideal ao final da cirurgia e com poucas chances da ponta cair com o tempo”, explica Dr. Guilherme Scheibel.

  • Como é o pós-operatório?

Converse com o seu médico sobre os cuidados e como será o pós-operatório. “O tempo pode variar de acordo com o tipo de cirurgia e também a resposta de cada paciente, porém um fator muito importante é seguir à risca as orientações médicas”, complementa Dr. Guilherme Scheibel.

  • Rinoplastia é para sempre?

“Opero para que sim. A técnica que utilizo é composta de diversos enxertos e fixações firmes, para que eles não se movimentem com o tempo. Em outras técnicas, sem estruturação ou com estruturações mais fracas, realmente pode haver uma tendência maior à queda da ponta e à fragilidade da parede lateral, o que faz o resultado mudar e, em algumas vezes, necessitar de reoperação. O mesmo pode ocorrer mesmo com a melhor técnica, devido à força da cartilagem, peso da pele e outras individualidades de cada paciente, porém é muito menos frequente”, conta Dr. Guilherme.

Publicidade
  • Procure um profissional competente!

“A rinoplastia é uma cirurgia que está longe de ser simples (de fato é a cirurgia plástica mais complexa que existe) e há muita tecnologia envolvida. Busque sempre um cirurgião experiente, com um bom senso estético e que te passe segurança e confiança”, indica Dr. Guilherme. Lembre-se que nas consultas pré-operatórias o médico deverá solicitar alguns exames, mas também é importante que o paciente conte todo seu histórico.

Brasil é o país que mais realiza plásticas

Em 2020, o país que mais realizou cirurgias plásticas foi o Brasil, desbancando os Estados Unidos e diversos países da Europa, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). A rinoplastia está entre os dez tipos de cirurgia plástica mais realizadas no Brasil de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O formato, as proporções e a estrutura do nariz têm papel importante na harmonia do rosto, na auto estima do paciente e também na saúde nasal. E é em busca desta simetria e de melhor qualidade de vida, que homens e mulheres recorrem à rinoplastia e ao trabalho primoroso do Dr. Guilherme Scheibel.

Publicidade

Dr. Guilherme Scheibel (CRM27130) é palestrante internacional em rinoplastia, graduado em medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, possui Residência Médica em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Santa Casa de Curitiba (PUC-PR) e Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.