Vitaminas que ajudam a fortalecer cabelos e unhas

O médico Paulo Lessa e a dermatologista Karla Lessa apontam cinco vitaminas para investir na alimentação, se você busca por cabelos e unhas mais fortes e saudáveis

Muita gente aposta em cosméticos caros para cuidar dos cabelos e das unhas, mas esquece que os cuidados precisam começar de dentro para fora, a partir das vitaminas que ajudam a fortalecer essas partes. Portanto, é fundamental manter uma alimentação balanceada, que proporciona os nutrientes necessários para promover saúde ao organismo. 

Publicidade

O médico Paulo Lessa e a dermatologista Karla Lessa, que, juntos, coordenam o Instituto Lessa em Vitória (ES), listam cinco vitaminas essenciais para quem deseja ter cabelos e unhas sempre fortes e bonitos. Confira!

1- Vitamina A

Segundo Karla Lessa, a vitamina A tem o poder de regenerar os tecidos da pele e manter a hidratação do cabelo. “Além disso, ela ajuda os fios a crescerem mais rápidos e mais fortes, assim como as unhas”, explica.

2. Vitaminas do complexo B

Todas as que fazem parte deste grupo são determinantes para a manutenção da saúde capilar. 

Publicidade

“A vitamina B3, por exemplo, aumenta a circulação do couro cabeludo, o que ajuda a manter a força dos fios. Já a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, oferece inúmeros benefícios para a saúde dos cabelos, pele e unhas. A sua deficiência é uma das principais causas da queda de cabelo”, descreve a profissional.

3. Vitamina C

Considerada um antioxidante natural, a vitamina C reforça a imunidade e auxilia na prevenção do envelhecimento, principalmente da pele.

“Mas a mesma vitamina potencializa a produção de colágeno e de proteínas que fazem a diferença quando o assunto é cabelo e unha”, acrescenta.

Publicidade

4. Vitamina D

Tem uma importante função para a saúde capilar: cria novos folículos pilosos e auxilia na saúde dos já existentes. 

“Os folículos pilosos são os poros por onde os fios de cabelo nascem. Quando eles estão saudáveis, os cabelos crescem fortes e bonitos. Quando estão danificados, os fios ficam mais frágeis e propensos a cair”, aponta a dermatologista.

5. Vitamina E

Da mesma forma que a vitamina C atua, a vitamina E também possui efeito antioxidante. “Ela ainda auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo e fortalece as unhas. É sempre uma boa pedida.”

Como incluir essas vitaminas na dieta alimentar

Existem vários produtos de beleza, como ampolas e shampoos que apresentam vitaminas em suas fórmulas, mas a maneira mais eficaz de se beneficiar das propriedades desses nutrientes é por meio da alimentação. 

“A carência de vitaminas para o cabelo e unhas pode causar problemas mais sérios, como queda excessiva e ressecamento. Portanto, é essencial ter hábitos alimentares adequados”, afirma o médico Paulo Lessa. Ele indica os alimentos que possuem cada uma das vitaminas citadas acima.

Publicidade

“A vitamina A está presente em alimentos de cor laranja, como a cenoura e o mamão. Ela também pode ser encontrada no espinafre e na gema de ovo”, recomenda. 

“Carnes brancas, como frango e peixe, são ricas em vitamina B3. Já a B5 pode ser consumida por meio de brócolis, batata, abacate e carne de fígado.” pontua o profissional.

As pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas encontram certa dificuldade para suprir as necessidades de vitamina B12, já que ela está contida, principalmente, em alimentos de origem animal. Nesses casos, o mais indicado é investir em suplementação.

Quando falamos de vitamina C, é comum que as pessoas pensem na laranja, mas essa não é a única fonte possível. “É uma das mais acessíveis, podendo ser consumida a partir de frutas como kiwi, morango, acerola, limão, goiaba e caju, além de brócolis e pimentão”, orienta Paulo.

“Por sua vez, peixes, frutos do mar, ovos, leite e cogumelos são os alimentos mais indicados para quem quer investir em vitamina D. A vitamina E, por outro lado, está presente em óleos vegetais, no gérmen de trigo, nas nozes, sementes, grãos e em folhas verdes”, finaliza.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.