Você sabe como conciliar vida pessoal e vida profissional?

A fisiologista Debora Garcia traz três dicas para te auxiliar na organização da sua rotina

Você sabe como conciliar vida pessoal e vida profissional
(Crédito: Divulgação/ MF Press Global)

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e com a popularização do trabalho remoto, muitas pessoas têm tido dificuldades para administrar sua rotina, isso porque conciliar a vida pessoal e a vida profissional é um grande desafio. 

Publicidade

De acordo com a fisiologista Debora Garcia, até mesmo os profissionais que trabalham de forma presencial enfrentam problemas quanto ao equilíbrio entre a vida pessoal e a rotina profissional. “A realidade é agitada para boa parte dos indivíduos e, por isso, a relação saudável entre o que é pessoal e entre o que é profissional se torna complexa”, aponta. 

Entretanto, conforme a especialista explica, saber equilibrar esses dois aspectos é fundamental para garantir qualidade de vida às pessoas. “A saúde física e a saúde mental dos indivíduos dependem de diversos fatores cotidianos. Por isso, é importante que as pessoas estejam atentas aos excessos”, ressalta. 

Para que conciliar a vida pessoal e a vida profissional não seja um problema, Garcia traz três orientações. Veja abaixo e coloque em prática: 

Atente-se ao planejamento 

A desorganização é o ingrediente do desastre para quem deseja conciliar a vida pessoal e a vida profissional. Para que tudo saia conforme o planejado, comece sua semana ou seus dias com uma lista de afazeres. Anote no papel – ou em seu celular – todas as tarefas que devem ser realizadas em um determinado período de tempo. 

Publicidade

“Uma dica que sempre faço questão de ressaltar é: não coloque em sua lista atividades muito complexas em um mesmo dia, já que é provável que você não vá conseguir realizar todas. O que você deve fazer, na verdade, é dividir a tarefa em subtarefas, para que, com o passar do tempo, consiga perceber sua evolução. Estabelecer metas inalcançáveis é extremamente prejudicial para a saúde e para o equilíbrio”, explica Garcia. 

Saiba gerenciar seu tempo 

O gerenciamento do tempo é, provavelmente, a orientação mais importante para quem deseja conciliar a vida pessoal com a vida profissional. Nesse caso, é fundamental que você pare e pense se todas as suas atividades podem, de fato, ser realizadas em um determinado período. 

Publicidade

Caso a resposta seja positiva, é essencial que você se organize e estipule o tempo que levará para completar cada uma das tarefas.  

“É preciso ser realista com o número de tarefas que consegue realizar em um dia e o tempo necessário para a realização de cada atividade. Muitas vezes, o desgaste vem de colocar na agenda mais coisas do que você dá conta de fazer com qualidade. Afinal, o tempo é um recurso precioso, mas limitado e ter tempo para a vida pessoal e para a profissional tem que ser algo natural”, aponta a especialista. 

Não se sinta culpado por se divertir ou por descansar 

Por fim, Garcia aponta que, para conciliar a vida pessoal com a vida profissional, o indivíduo não deve se sentir culpado por se divertir ou por descansar.  

Publicidade

“Algumas pessoas se dedicam tanto ao trabalho que se sentem mal por serem improdutivas em algum momento. E o que a maioria não sabe é que ter pausas, consumir outros assuntos, criar um hobby e ter contato com outras pessoas, além de descontrair e melhorar o bem-estar, pode aumentar a produtividade no trabalho. O equilíbrio é fundamental e, por isso, você deve dividir seu tempo entre trabalhar, se divertir e, é claro, descansar”, finaliza a fisiologista. 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.