Mais de 18 milhões estão com segunda dose da vacina atrasada, aponta ministério

Cerca de 162 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados com pelo menos duas doses, o que representa aproximadamente 75% da população

Vacinação (Crédito: Canva Fotos)

O Ministério da Saúde afirmou que 18,1 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. O levantamento ainda aponta que o Brasil já teria mais de 88% do público-alvo completamente vacinado caso o intervalo entre as doses tivesse sido cumprido.

Publicidade

Na divulgação das informações, a pasta fez questão de recordar que tomar a segunda dose da vacina, com a possibilidade de receber as doses de reforço, é fundamental para garantir proteção máxima contra a doença causada pelo coronavírus.

Até o momento, mais de 476 milhões de doses foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal. Os dados do consórcio de veículos de imprensa desta sexta-feira (8) mostram que cerca de 162 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados com pelo menos duas doses, o que representa aproximadamente 75% da população.

O Ministério atribui à vacinação a queda no número de casos e óbitos em decorrência da Covid. A média móvel de mortes no Brasil completou, nesta sexta (8), uma semana abaixo da marca de 200. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -33%, o que indica tendência de queda.

Os dados do Ministério da Saúde foram divulgados na mesma semana em que o Brasil registrou o primeiro caso da variante ômicron XE. Contudo, infectologistas afirmam que não há motivo de preocupação com a nova variante já que as vacinas são eficazes contra ela.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.