Shorts: YouTube lança ferramenta para concorrer com TikTok e reels

No Shorts os vídeos terão no máximo 15 segundos e poderão ser feitos facilmente pelos smartphones, como as concorrentes

Shorts
Shorts (Crédito: Divulgação)

O gigante YouTube entrou na disputa dos vídeos curtos e facilmente editáveis. Trata-se da ferramenta Shorts, que surgiu primeiro na Índia, agora está liberada nos Estados Unidos, e que vai competir diretamente com o TikTok e com o reels, do Instagram. Com algumas diferenças para as concorrentes, o Shorts promete revolucionar a plataforma de vídeos, inclusive monetizando os criadores de conteúdo.

Publicidade

CEO de um dos maiores canais do Youtube, André Fellipe, do “Anima Gospel”, com mais de 1 milhão de seguidores inscritos, acredita que a ferramenta vai ajudar a divulgar mais os conteúdos já produzidos na rede social, além de dar visibilidade para canais menores.

“A ferramenta vai possibilitar que áudios de vídeos já produzidos sejam replicados em um novo conteúdo, ou seja, o usuário vai não só criar algo inédito, mas vai replicar um conteúdo que já está na rede”, afirma o animador.

Nesse caso, que é um dos diferenciais do Shorts, é que os usuários poderão criar um vídeo com o som clicando no botão “criar”, que vai direcionar para uma página de áudios em que os usuários podem encontrar algum som disponível no Youtube para inserir no vídeo.

Outro detalhe é que no Shorts os vídeos terão no máximo 15 segundos e poderão ser feitos facilmente pelos smartphones, como as concorrentes.

Publicidade

“Por ser uma novidade, a questão da monetização desses vídeos ainda é um mistério. Nos conteúdos habituais do Youtube, os anúncios têm 10, 20 segundos, e nesse novo formato não será possível. Acredito que mais novidades estão a caminho”, comenta.

O YouTube não informou quando a ferramenta vai estar disponível no Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.