Após Volta do Recesso

André Mendonça assume como presidente da Segunda Turma do STF

A principal atribuição do presidente é decidir os processos que serão julgados.

André Mendonça assume como presidente da Segunda Turma do STF
Ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça (Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça presidiu nesta terça-feira (9), pela primeira vez, a sessão da Segunda Turma da Corte.

Publicidade

Em junho, o ministro foi eleito de forma simbólica para o posto. Mendonça seria o próximo a ocupar a presidência, por ser o membro mais novo do colegiado que ainda não exerceu o comando da turma. A principal atribuição do presidente é decidir os processos que serão julgados.

A Segunda Turma é responsável pelo julgamento de habeas corpus e inquéritos, entre outros processos, como as investigações oriundas da Operação Lava Jato.

No início da sessão, Mendonça recebeu os cumprimentos dos colegas e “registrou sua satisfação e agradecimento pela confiança” na direção dos trabalhos do colegiado.

Além de Mendonça, fazem parte da turma os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.

Publicidade

André Mendonça tomou posse no Supremo em dezembro do ano passado. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Mendonça ocupou cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio, que foi empossado em 1990 e aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.