Drenagem de hematoma

Após cirurgia, Lula exibe curativos, relata furos na cabeça e diz que não pode sair para lugar nenhum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou sua recuperação após uma cirurgia na cabeça, em entrevista ao programa Fantástico.
Lula mostra curativos na cabeça após cirurgia – Crédito: Reprodução/Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou sua recuperação após uma cirurgia na cabeça, em entrevista ao programa Fantástico. Ele recebeu alta na manhã deste domingo (15) e destacou os cuidados necessários para a cicatrização.

Publicidade

Eu tenho que esperar cicatrizar o furo que eles fizeram para tirar o líquido. Um furo para tirar o líquido, outro para jogar soro e ir lavando o cérebro. Então… Está com vários curativos na cabeça“, explicou, usando um chapéu para proteger os curativos.

Ainda em recuperação, o presidente revelou que precisa seguir orientações médicas rigorosas. “Vou ficar em casa, me cuidando. Tenho muita responsabilidade e disciplina“, afirmou.

O que aconteceu para a cirurgia ser necessária?

A internação ocorreu após uma queda no banheiro, na noite de segunda-feira (9). Lula relatou que estava sozinho em casa quando escorregou: “Eu estava sozinho, caí de costas e bati a cabeça na hidromassagem. Sangrava muito“, contou.

Levado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente foi submetido a exames detalhados, como tomografias e ressonâncias magnéticas. Os médicos identificaram um hematoma subdural — acúmulo de sangue entre o osso e uma das membranas que revestem o cérebro.

Publicidade

O procedimento de emergência envolveu a drenagem do sangue e a instalação de um dreno para prevenir novos acúmulos. “Eu tenho que esperar cicatrizar o furo que eles fizeram para tirar o líquido“, explicou Lula sobre o tratamento.

Próximos passos na recuperação de Lula

Lula segue monitorado em sua residência, com uma tomografia marcada para a próxima quinta-feira (19). De acordo com o médico Roberto Kalil, cardiologista e integrante da equipe médica, os resultados do exame definirão a liberação para o retorno a Brasília.

Se estiver tudo bem, ele está autorizado a voltar para Brasília, onde poderá retomar suas atividades normais, com algumas restrições, como evitar exercícios físicos intensos“, informou o médico.

Publicidade

Mesmo com o susto, Lula demonstrou otimismo e confiança na recuperação. “Os médicos me dão tranquilidade, se eu me cuidar, vou sair dessa“, concluiu.

Leia também: Lula entrega detalhes do acidente que o fez parar no hospital: ‘Fez um estrago’

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.