RELEMBRE OS CASOS

Após polêmica com o senador Sergio Moro, veja quem já xingou o ministro Gilmar Mendes

Um vídeo em que o senador Sergio Moro (União-PR) aparece, em tom de brincadeira, dizendo que o ministro Gilmar Mendes vende sentenças gerou um pedido de prisão. Quem mais já falou algo a respeito do ministro do STF e foi preso ou processado?

gilmar-mendes
(Crédito: Agência Brasil/Reprodução TV Câmara/Pedro França- Agência Senado)

Nesta segunda-feira (17), a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou e pediu a condenação à prisão do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) após um vídeo em que ele insinua (em tom de brincadeira) que Gilmar Mendes , ministro do STF, vende sentenças.

Publicidade

Para a vice-PGR, Lindôra Maria Araujo, não teve brincadeira. Moro “agiu com a intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”. Em novo vídeo divulgado em suas redes sociais, o senador afirma que o material foi editado.

Publicidade

Vamos relembrar aqui alguns momentos em que o nome do ministro Gilmar Mendes foi alvo de ofensas.

Também nesta segunda (17) a Procuradoria-Geral da República desistiu de um pedido feito no início do mês para arquivar um inquérito contra o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e também o denunciou por calúnia contra Gilmar Mendes. Lindôra Maria Araújo, que no início do mês pediu o arquivamento do inquérito e agora acata a denúncia, coloca em destaque três declarações dadas por Kajuru, em que o parlamentar também acusa, sem apresentar provas,  Gilmar Mendes de “venda de sentença”.

“Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, o denunciando [Jorge Kajuru] agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”, justificou a vice-PGR.

Publicidade

Em 2019, durante um “desabafo” feito em uma sessão da CPI que tratava do caso do rompimento da barragem de Brumadinho na Câmara Federal,  o deputado  André Janones (Avante-MG) chamou o ministro Gilmar Mendes de “canalha”. Ele ainda acusou Mendes de decidir em favor de um “amigo pessoal”.

Mendes não escapa de ofensas nem quando está de férias. Foi o que aconteceu quando estava em Portugal, em 2018. Enquanto passeava pelas ruas do Chiado, em  Lisboa, foi abordado e xingado por 2 brasileiras.

“O senhor é de uma injustiça imensurável! Inclusive deve estar querendo se disfarçar aqui, né? Andando como um comum dos mortais. Coisa que não é! O senhor não tem vergonha do que o senhor faz pelo país?”, diz uma das mulheres.

Publicidade

“Mas a gente viu o senhor de longe! A sua cara ninguém consegue esquecer. A gente pede para Deus levar o senhor para o inferno!”, diz a outra. O vídeo que viralizou com estas ofensas a Gilmar Mendes foi retirado das redes sociais.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.