Ícone do site

Bolsonaro comenta sobre presentes do príncipe da Arábia Saudita: “Segui a lei, como sempre fiz”

Published 08/03/2023
Bolsonaro sobre presentes do príncipe da Arábia Saudita: "Segui a lei, como sempre fiz”

(Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse à CNN que parte dos presentes encaminhados pelo príncipe da Arábia Saudita, em 2021, foi incorporada ao acervo privado dele. Ele reafirmou que não houve ilegalidade no caso: “Não teve nenhuma ilegalidade. Segui a lei, como sempre fiz”. Os objetos enviados foram: um estojo com uma caneta; um anel; um relógio; um par de abotoaduras e um terço. Não se sabe oficialmente o valor de cada item.

Sobre os outros presentes encaminhados no mesmo ano, também pelo príncipe Mohammed bin Salman Al Saud, os quais foram retidos na Receita Federal, Jair Bolsonaro afirmou que não tem conhecimento. Entre os itens estavam: um colar; um anel; um relógio e um par de brincos de diamantes avaliados em 3 milhões de euros.

Entenda o caso

Integrantes do governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro, teriam tentado entrar irregularmente no Brasil com joias de diamantes, avaliadas em R$ 16,5 milhões, para Michelle Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada pela TV Globo.

Segundo o g1, essas joias eram presentes do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama. Elas vieram em outubro de 2021, com uma comitiva brasileira que estava no Oriente Médio.

As joias estavam na mochila do assessor Marcos André dos Santos Soeiro, do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. E, de acordo com o g1, o presente não foi declarado à Receita Federal. No Brasil, a lei determina que em mercadorias acima de US$ 1 mil o passageiro precisa pagar imposto de importação equivalente a 50% do valor do produto. Quando o objeto é omitido, a multa adicional de 25% do valor é adicionada.

Para que essas joias entrassem sem pagar imposto, o governo precisaria ter dito que eram um presente oficial. Mas, elas não ficariam com Michelle Bolsonaro, e sim com o Estado. Bento Albuquerque confirmou ao “Estado de S. Paulo” que os itens eram para Michelle. Mas, explicou que na época não sabia o conteúdo do presente.

Nas redes sociais, a ex-primeira-dama comentou, “Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória”.

Sair da versão mobile