VÍDEO DE 2017

Brincadeira de Haddad dizendo que estudou economia por 2 meses viraliza

Indicado para o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad já explicou o episódio e disse que se tratava de uma brincadeira.

brincadeira-de-haddad-dizendo-que-estudou-economia-por-2-meses-viraliza
(Crédito: Rovena Rosa)

Um vídeo em que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirma que estudou economia por apenas dois meses e que colava dos colegas viralizou nas redes sociais. O agora nomeado para o Ministério da Fazenda já explicou o episódio e disse que se tratava de uma brincadeira.

Publicidade

“Apesar de eu dar uns pitacos em economia de vez em quando, eu estudei dois meses que foi para passar no exame da Anpec. Depois eu não estudei mais. Eu colava um pouco do Alexandre Schwartsman e do Laércio Menezes para passar”, diz na gravação.

A afirmação foi feita em 12 de setembro de 2017, quando Haddad debateu política econômica com Marcos Lisboa, presidente do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa).  Em entrevista ao canal CNN, ele explicou que fez uma brincadeira com o fato de ter estudado apenas dois meses para o exame da Anpec, prova nacional que serve como porta de entrada para a maioria dos mestrados acadêmicos de economia do Brasil.

“Para você entrar no mestrado da USP, você tem que fazer cinco provas, de macroeconomia, microeconomia, estatística, cálculo e economia brasileira. Só que você vai concorrer com quem fez graduação em economia. E eu tinha feito graduação em direito, aí o que eu brinquei com eles foi que em dois meses estudando economia eu passei no exame e os economistas da faculdade de economia da USP não passaram”, disse.

O economista citado no vídeo, Alexandre Schwartsman, fez um relato em seu perfil no Twitter para explicar o episódio. Ele seria um dos quais Haddad colava: “Vi que este vídeo voltou a circular. É engraçado mesmo, mas reafirmo o que falei quando circulou pela primeira vez há uns 4 (?) anos. Fernando foi meu colega e do @naerciomenezes (não “Laércio”!) no mestrado e nunca colou da gente. Falou para brincar conosco no Insper”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.