Ícone do site

Câmara e Senado escolhem presidentes nesta quarta

Published 01/02/2023

(crédito: Wilson Dias/Agência Brasil)

Serão votados nesta quarta-feira (01), em Brasília, os cargos para presidentes da Câmara dos Deputados e Senadores. O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentam a reeleição para ocupar o posto. Os resultados das votações serão válidos para os próximos dois anos.

De acordo com reportagem do G1, não há fortes concorrentes para Lira, que deve se reeleger com vantagem de votos. A expectativa é, inclusive, de recorde na votação. Os ex-presidentes mais bem votados até agora foram João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos com 434 votos.

Já Pacheco, no entanto, deve enfrentar resistências, inclusive, dentro do próprio partido e terá um forte adversário o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN). Até esta terça-feira (31), o Pacheco contava com o apoio de seis partidos enquanto Marinho tinha o apoio de outros três.

COMO SERÁ FEITO A VOTAÇÃO

A votação é secreta nas duas Casas. Na Câmara, os deputados também irão votara  nos ocupantes dos outros 10 cargos da Mesa Diretora. Num primeiro momento, contudo, apenas o resultado do presidente é revelado. É ele quem anuncia os vencedores dos demais cargos.

A agenda da Câmara deve ser iniciada às 10h, com  a posse dos 513 deputados federais diplomados, que serão empossados em seus mandatos nesta primeira sessão preparatória. Às 14h, está prevista a reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora; A votação para presidente deve se iniciar após às 16h.

A sessão deve ser conduzida pelo deputado mais velho, no caso, o deputado Átila Lins (PSD-AM). Aberta a sessão, é feita uma leitura das regras para a eleição. Em seguida, os candidatos têm 10 minutos para discursar.

O quórum mínimo de votação é de 257 deputados, a Câmara tem em seu total 513 deputados. Vence em primeiro turno o candidato que receber a maioria absoluta dos votos. Caso haja segundo turno, vence a eleição quem obtiver maioria simples dos votos.

Já no Senado, a votação escolhe neste primeiro momento, apenas novo presidente da Casa. A votação para os demais cargos da Mesa Diretora será feita apenas no dia seguinte.

Às 15h, começa a sessão de posse dos 27 senadores eleitos em outubro do ano passado. Em seguida, acontece a eleição do novo presidente da casa, marcada para às 16h.

Para eleger um novo presidente, o candidato deverá contar com a maioria absoluta dos membros do Senado: 41 parlamentares. Caso nenhum dos candidatos atinja esse patamar, os dois mais votados vão para o segundo turno.

CANDIDATURAS

Disputam pelo cargo no Senado: Rodrigo Pacheco (PSD-MG); Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (PODEMOS-CE). Já na Câmara, concorreram ao cargo: Arthur Lira (PP-AL); Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS).

Sair da versão mobile