BANCO CENTRAL

Confira se Lula, Bolsonaro e outros ex-presidentes têm valores “esquecidos” em bancos

A consulta a valores esquecidos no site Valores a Receber (SVR) reabriu na manhã desta terça-feira (28).

Confira se Lula, Bolsonaro e outros ex-presidentes têm valores "esquecidos" em bancos
O saque da quantia só pode ser feito mediante cadastro no portal Gov.br, com níveis de segurança ouro ou prata (Crédito: Flickr)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem valores esquecidos em bancos ou instituições financeiras. Enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tem nada a receber.

Publicidade

A informação foi divulgada pela CNN, que fez a consulta no site Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central (BC). As informações são públicas, porém o saldo de cada conta não é revelado.

Consulta de Valores a Receber

Com a possibilidade de verificação de valores de pessoas falecidas, a consulta a valores esquecidos no sistema financeiro reabriu na manhã desta terça-feira (28). Os saques ocorrerão a partir de 07 de março, após 11 meses fechados. Segundo o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e dois milhões de pessoas jurídicas têm aproximadamente seis bilhões de reais a receber.

José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer são alguns ex-presidentes que possuem valores a receber. No entanto, Dilma Rousseff e Bolsonaro não possuem nenhum valor esquecido. Os falecidos Itamar Franco e Tancredo Neves também não. No caso das pessoas que já morreram, os seus herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais podem solicitar o saque.

É simples consultar se autoridades possuem valores a receber, já que os dados de presidentes e outros políticos são públicos e estão disponíveis para consulta em determinados documentos de interesse público.

Publicidade

Entretanto, o saque da quantia só pode ser feito mediante cadastro no portal Gov.br, com níveis de segurança ouro ou prata, por se tratarem de dados bancários privados e sigilosos.

Golpes

O Banco Central aconselha que as pessoas tenham cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. O órgão esclarece que todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos, que não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contatar o cidadão. O órgão pede que nenhum cidadão forneça senhas e esclarece que ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.