sabatina presidencial

Bolsonaro no Jornal Nacional: relembre momentos marcantes do presidente em 2018

Em sua última participação, Bolsonaro quebrou regras da emissora e espalhou fake news.

bolsonaro-no-jornal-nacional-relembre-momentos-marcantes-do-presidente-em-2018
Bolsonaro será entrevistado no Jornal Nacional novamente por Renata Vasconecellos e William Bonner (Créditos: Reprodução/TV Globo)

Jair Bolsonaro (PL) irá conceder uma entrevista ao Jornal Nacional nesta segunda-feira (22) às 20h30. O presidente volta à bancada do maior telejornal do país para ser sabatinado por Renata Vasconcellos e William Bonner quatro anos depois como candidato à reeleição.

Publicidade

Em 2018, Bolsonaro polemizou ao comentar sobre o divórcio entre Bonner e Fátima Bernardes, especular sobre o salário de Renata Vasconcellos e disseminar notícias falsas a Ditadura Militar (1964-1985) e um suposto ”kit gay” criado por governos petistas.

Casamento de Bonner

Questionado sobre seu ‘casamento’ com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o que ele diria a um eleitor preocupado com a promessa feita ao economista que ele ficaria no governo até o fim, Bolsonaro respondeu: “Bonner, quando nós nos casamos, eu com a minha esposa, você com a sua, nós juramos fidelidade eterna. E aconteceu um problema no meio do caminho, que não cabe a ninguém discutir esse assunto. Duvido, pelo que conheço de Paulo Guedes, e passei a conhecê-lo muito mais depois que comecei a conversar com ele, esse descasamento venha, esse divórcio venha a acontecer”, declarou.

Salário de Renata

Antes de efetuar uma pergunta ao então candidato pelo PSL, Renata Vasconcellos relembrou uma fala de Bolsonaro em um programa da RedeTV!, em que ele afirmou que não empregaria mulheres com salários iguais ao dos homens, e perguntou como ele explicaria isso às mulheres.

“Eu estou vendo aqui uma senhora e um senhor, eu não sei ao certo, mas com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior para ele do que para a senhora. São cargos semelhantes, semelhantes, são iguais?”, disse Bolsonaro.

Publicidade

Antes de Bolsonaro concluir, a apresentadora do JN interrompeu o então candidato e disse: “Eu posso garantir ao senhor, como mulher, que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu. Mas agora eu vou devolver a palavra ao senhor, para o senhor continuar o seu raciocínio.”

Notícias falsas

Na entrevista de 2018, Bolsonaro também tentou espalhar informações falsas. Ele voltou a falar do “kit gay”, uma história inventada sobre os governos petistas. Ele chegou a mostrar um livro nesse momento, que é contra as regras da emissora, que proíbe exibir publicações e documentos.

“Estavam discutindo ali, comemorando o lançamento de um material para combater a homofobia, que passou a ser conhecido como ‘kit gay’. Entre esse material, estava esse livro lá, Bonner. Então, o pai que tenha filho na sala agora, retira o filho da sala, para ele não ver isso aqui. Se bem que na biblioteca das escolas públicas tem”, afirmou, enquanto mostrava um livro.

Publicidade

Outra desinformação veiculada por Bolsonaro em 2018 foi a respeito do golpe militar de 1964. O presidente disse que os militares agiram naquele ano “na forma da lei”, o que não é verdade.

 

Publicidade

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.