Ícone do site

Candidaturas LGBT+ crescem 36% nas eleições de 2022, aponta ONG

Published 19/08/2022
candidaturas-lgbt-crescem-36-nas-eleicoes-de-2022-aponta-ong

Bandeira LGBTI+ (Créditos: Omer Messinger/Getty Images)

Um levantamento da VoteLGBT+, uma organização não-governamental que atua para aumentar o número de pessoas LGBT+ na política, mapeou 214 pedidos de registros de candidaturas desse público nas eleições de 2022.

O montante representa um aumento de 36% em relação às eleições de 2018. Quatro anos atrás, a ONG identificou 157 candidaturas LGBT+.

Para ]realizar a pesquisa, a ONG criou um cadastro para os candidatos interessados. Este questionário também foi enviado aos partidos. A ONG ainda fez levantamentos sobre as convenções partidárias que aprovaram as candidaturas.

Inicialmente, eram 256 pré-candidatos LGBT+. No entanto, uma parte das pré-candidaturas ficou pelo caminho. A confirmação do número final de candidatos foi feita de acordo com a checagem dos pedidos de registros feitos que aparecem no sistema DivulgaCand do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No registro de candidatura, o TSE não questiona a orientação sexual dos candidatos e só possui as opções “masculino” e “feminino”, além de “não divulgável”, no tópico referente a gênero.

Existe, porém, a possibilidade de solicitar o registro da candidatura usando o nome social. De acordo com os dados do tribunal, 34 pessoas optaram por essa opção neste ano.

Confira dados que o estudo da Vote LGBT+ mostrou:

Sair da versão mobile