panorama eleitoral

Datafolha: 37% dos eleitores que descartam Lula e Bolsonaro no 1º turno preferem petista no 2º turno; 22%, o atual presidente

A pesquisa ainda mostra que um quinto dos eleitores que elegeram Bolsonaro no segundo turno de 2018 agora deve migrar para Lula no primeiro turno.

pesquisa-poderdata-lula-registra-44-e-bolsonaro-37
Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Créditos: Getty Images)

Pesquisa Datafolha publicada pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” na segunda-feira (22) indica que 37% dos eleitores que não pretendem votar em Jair Bolsonaro (PL) nem em Lula da Silva (PT) no primeiro turno dizem que vão optar pelo petista no 2º turno. 22% dizem que irão votar no presidente.

Publicidade

Outros 36% dos que dizem não votar em Lula nem em Bolsonaro no 1º turno afirmam que vão votar branco ou nulo no 2º turno. Outros 5% não sabem dizer.

A margem de erro nesse recorte é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, ante 2 pontos na pesquisa geral, que apontou Lula com 47% dos votos, Bolsonaro, com 32%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e Simone Tebet (MDB) com 2%.

O levantamento foi contratado pela “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 09404/2022. As entrevistas foram feitas em 16 e 18 de agosto.

Publicidade

A pesquisa ainda mostra que um quinto dos eleitores que elegeram Bolsonaro no segundo turno de 2018 agora deve migrar para Lula no primeiro turno.

Apenas 3% das pessoas que votaram em Fernando Haddad (PT) nas últimas eleições afirmam que mudaram de lado e devem votar em Bolsonaro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.