LUTO E ALEGRIA

Eleições 2022: Veja reações ao redor do Brasil à eleição de Lula

Eleitores e políticos se dividem entre os que comemoram a vitória e os que prometem oposição ao novo governo do PT.

Eleições 2022: Veja reações ao redor do Brasil à eleição de Lula
Eleitores do Lula tomam a Avenida Paulista neste domingo. (Créditos: Mauro Horita/Getty Images)

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 50,88% dos votos válidos (60 milhões de votos totais) contra 49,12% (57,9 milhões de votos totais), dos apoiadores do petista iniciaram as comemorações pelo país com fogos e buzinassos. Confira as celebrações e lamentações que se espalharam.

Publicidade

Por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo, a Avenida Paulista será usada na noite deste domingo pelos apoiadores de Lula (decisão havia determinado que o lado vencedor poderia usar a via). Comemorações no bairro de Santa Cecília também foram registradas.

Nas redes sociais, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a disputa, estão compartilhando mensagens de “luto pelo país”. Relatos de eleitores vestidos de verde e amarelo rezando em frente a Esplanada também estão circulando.

Publicidade
Imagem compartilhada nas redes sociais por apoiadores de Bolsonaro.(Reprodução/Redes sociais)

Os deputados eleitos da base de apoio de Bolsonaro já estão prometendo oposição ao futuro governo Lula. Em seu Twitter, Carla Zambelli escreveu “E lhes PROMETO, serei a maior oposição que lula jamais imaginou ter.”

Do lado de Lula, André Janones compartilhou vídeos de Dilma e José de Abreu comemorando juntos a eleição do petista.

 

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.