O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (24) que já recebeu 1,3 mil denúncias de campanha eleitoral irregular em todo o país. As irregularidades foram denunciadas durante a primeira semana de campanha, que começou no dia 16 deste mês.
As denúncias são enviadas por eleitores por meio do aplicativo Pardal, criado em 2014. As queixas, depois de recebidas pelo TSE, serão enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
Os eleitores da região Sudeste do Brasil foram os que mais constataram irregularidades em campanhas eleitorais até o momento, com 438 denúncias. A segunda região que mais denunciou campanha irregular foi o Nordeste, de onde foram enviadas 367 denúncias. Outras 245 denúncias foram feitas no Sul, 177 no Centro-Oeste e 103 no Norte do Brasil.
De acordo com os dados, 425 denúncias são referentes a candidatos a deputado estadual, 355 a deputado federal, 100 a governador e 249 a presidente da República.
Pelo aplicativo Pardal também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder e uso indevido da máquina pública e de meios de comunicação.
No dia da eleição,constitui crime eleitoral a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.Para denunciar,o aplicativo Pardal/TSE permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. pic.twitter.com/2BwcD737we
— Diogo Cabral (@Diogotapuio) November 15, 2020