Disputa Continua

Lula tem maioria dos votos à presidência da República

Lula e Bolsonaro disputarão segundo turmo dia 30 de outubro.

Lula têm maioria dos votos à presidência da República
(Créditos: Andressa Anholete/Getty Images)

Com 96,93% das urnas apuradas, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa à presidência com 47,85% dos votos válidos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) contabiliza 43,70%. Quem será o novo presidente do Brasil será decido em um segundo turno no dia 30 de outubro.

Publicidade

No Brasil,  Lula venceu em todos os estados do nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), e também no Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará e Tocantins.

Enquanto no Acre, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondonia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo, Bolsonaro liderou.

No exterior, as porcentagens de Lula foram maiores na Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bélgica, China, Croácia, Coreia do Sul, Dinamarca,  Eslováquia, Estônia, Espanha, Egito, Finlândia, Hungria, França, Inglaterra, Itália, Luxembrugo, Nova Zelândia, Noruega, Palestina, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Singapura, Quênia, Suécia e Tailândia.

Bolsonaro obteve maior porcentagem em Israel, Nagoia, Timor-Leste e Moçambique.

Publicidade

A virada

Com 10% da apuração das urnas concluídas, o presidente Jair Bolsonaro  liderava a disputa pela Presidência da República.

O padrão foi se mantendo até às 20h55 com 63,45% dos votos contabilizados. O atual presidente e candidato à reeleição ainda liderava em número de votos, com 45,87%. Em segundo lugar, com pouca diferença em números, aparecia Lula, com 45,35%.

A virada veio quando a apuração chegou em 70% e o ex-presidente Lula subiu para 45,51% enquanto Bolsonaro caiu para 45,75%.

Publicidade

Pesquisas

A pesquisa Ipec divulgada neste sábado (1) apontava o até então candidato Lula com 51% e Jair Bolsonaro com 37% dos votos válidos.

A pesquisa Quaest mostrou Lula  à frente com 49% dos votos válidos no primeiro turno, seguido por Bolsonaro, com  38%.

Já o Datafolha trouxe Lula com 50% das intenções de votos válidos, e Bolsonaro, 36%.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.