EM BUSCA DE APOIO

Esporte deve ir para o PP; Lula conversa com Ana Moser, atual titular

Há resistência entre os pepistas em aceitar o ministério: líderes do partido veem a pasta como de menor relevância

Esporte deve ir para o PP; Lula conversa com Ana Moser, atual titular
A ministra Ana Moser discursa ao lado do presidentge Lula (Crédito Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Lula (PT) avisou  à ministra do Esporte, Ana Moser, nessa terça-feira (5), que ela deverá ser exonerada do cargo. A pasta deve ir para o PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL).

Publicidade

O partido, porém, tem resistido à indicação por almejar um ministério mais robusto. A expectativa é que o anúncio seja realizado nessa quarta-feira (6). Para vencer a resistência do PP, a ideia é que a pasta concentre parte do orçamento das apostas esportivas, das empresas conhecidas como bets.

Esse seria um modo de convencer os pepistas, que dizem enxergar o Esporte como um ministério de menor relevância e que desejavam o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família.

Lula e Ana Moser se encontraram no Palácio do Planalto na tarde de ontem (5). Caso seja efetivada, a mudança é parte da minirreforma ministerial que o governo negocia há quase dois meses em busca de maior apoio no Congresso.

O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), deverá assumir o cargo. O governo já havia anunciado em julho uma reforma ministerial para alocar Fufuca, mas ainda faltava decidir em que pasta Lula iria encaixar o deputado maranhense.

Publicidade

Governo e assessoria da ministra Ana Moser não confirmaram troca. A mudança na pasta não foi divulgada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social).

Se a troca for confirmada, Ana Moser será a segunda ministra mulher a deixar o governo Lula. Em junho, o União Brasil determinou a primeira troca do centrão, na pasta de Turismo, que era comandada por Daniela Carneiro.

Outra mudança também poderá ser anunciada nesta quarta-feira (6): o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), para o ministério dos Portos e Aeroportos. Existe, contudo, uma resistência por parte do atual titular, Márcio França (PSB), em deixar a pasta.

Publicidade

Publicidade

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.