O cantor Gilberto Gil e a esposa, Flora Gil, foram hostilizados por torcedores brasileiros no estádio Lusail, no Catar, durante jogo entre Brasil e Sérvia. Vídeos dos xingamentos foram compartilhados neste domingo (27) nas redes sociais.
Em uma das gravações, casal vai até a arquibancada do estádio e é abordado por torcedores que gritam palavrões e xingamentos. Eles também afirmam: “Vamo, Lei Rouanet”, em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e “Vamo, Bolsonaro”.
O vídeo mostra ainda outro torcedor que pede para tirar uma selfie com o cantor. Nos 50 segundos da gravação, Gilberto Gil e Flora Gil não respondem aos insultos.
Ver essa foto no Instagram
Em mensagem no Twitter, o cantor agradeceu as mensagens de apoio que afirma ter recebido após o incidente. “Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio”, disse Gil.
Ver essa foto no Instagram
O cantor recebeu apoio de políticos como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos que publicou o vídeo, e artistas como Caetano Veloso. Randolfe cobrou providências da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Criminosos hostilizaram @gilbertogil , a quem presto toda a minha solidariedade. Um artista de 80 anos sendo vítima de golpistas. Vamos denunciar e cobrar punições da FIFA. Já passou da hora dessa gente ir para o lugar que merece: CADEIA! pic.twitter.com/ONu5zwaW94
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 27, 2022