Presidente Lula operado, queda do governo da Síria e mais indicações para o filme ‘Ainda Estou Aqui’. Veja o que foi destaque na semana:
Saúde do presidente Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou passar por dois procedimentos médicos no decorrer da semana. Depois de sentir dores de cabeça, foi submetido às pressas a uma craniotomia para drenar uma hemorragia intracraniana.
Em outubro deste ano, Lula teve um acidente doméstico em que bateu a parte de trás da cabeça. O impacto gerou um coágulo que foi crescendo até o cérebro não aguentar a pressão.
Para complementar a cirurgia, o presidente também passou por uma embolização da artéria meníngea média. Em outras palavras, é uma pulsão feita ou na virilha ou no braço para fechar a artéria responsável pelo sangramento no cérebro. A ideia é prevenir a reincidência do hematoma.
O Dr. Roberto Kalil, médico responsável pelos cuidados do presidente, afirmou que os dois procedimentos foram bem-sucedidos e que Lula já está lúcido. Nesta sexta-feira (13), o político já deixou os cuidados intensivos e voltou a responder mensagens. Segundo o boletim do Hospital Sírio-Libanês, o presidente deve ter alta no começo da próxima semana.
Ver essa foto no Instagram
Queda do governo da Síria
No quesito internacional, o mundo inteiro se voltou para a Síria. Rebeldes de diferentes grupos políticos derrubaram o presidente Bashar Al-Saad, rompendo com uma dinastia familiar de cinquenta anos. Agora, as milicias precisam iniciar a transição de poder. Um primeiro-ministro interino já iniciou um governo provisório.
A nova configuração não agradou a todos. Israel, por exemplo, fez vários ataques aéreos alegando que seu intuito era bombardear os arsenais presentes no país. Entretanto, há quem pense que as ofensivas servem para enfraquecer um de seus inimigos durante um momento de fragilidade.
Do Brasil para o mundo
O cinema brasileiro ganhou mais reconhecimento na última semana. Fernanda Torres foi indicada ao Globo de Ouro por sua atuação em ‘Ainda Estou Aqui’, e o longa concorre na categoria de melhor filme de língua não inglesa. Ao mesmo tempo, o longa foi indicado a melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards. Além disso, Fernanda também deve ser indicada ao Oscar. Dirigido por Walter Salles, o longa conta a história de como uma família brasileira foi afetada pelo regime da ditadura militar.
Leia também: Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com a casa da família Paiva?
Siga a gente no Google Notícias