últimas homenagens

Lula vai ao Vaticano para o último adeus ao papa Francisco

Em clima de despedida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Presidente Lula e comitiva vão ao velório do papa Francisco – Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Em clima de despedida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar suas últimas homenagens ao papa Francisco. A cerimônia de velório foi concluída nesta sexta-feira.

Publicidade

Ao lado da primeira-dama Janja, Lula integrou uma comitiva que reuniu também a ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, o ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski e o assessor especial Celso Amorim.

O chefe do Executivo brasileiro chegou ao Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci (Fiumicino) por volta de 13h30 (horário local), equivalente às 8h30 em Brasília.

Quem mais integra a delegação brasileira no Vaticano?

Além do presidente, acompanham a viagem representantes dos Três Poderes. Estão na Itália o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União–AP).

No sábado, a Missa das Exéquias será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia começará às 5h (horário de Brasília), 10h no horário local, na Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis são esperados.

Com o caixão fechado, o funeral será realizado ao ar livre, seguindo a tradição dos velórios papais.

O evento marca o início do Novendiali, o período de nove dias de orações e luto em memória ao papa. Após a missa, o caixão será levado ao interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde acontecerá o sepultamento.

Publicidade

O Vaticano também informou que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus do local de sepultamento, prestando a última homenagem.

Durante a cerimônia na capela, Diego Ravelli, mestre das celebrações apostólicas, conduzirá uma oração em latim. O caixão receberá selos do Vaticano e será colocado na tumba, com a bênção da água benta.

A escritura oficial do sepultamento será lavrada pelo notário do Capítulo Libérico, lida aos presentes e assinada pelo cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, pelo Regente da Casa Pontifícia, pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e pelo notário.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Revista Bons Fluidos (@bonsfluidos)

Publicidade


Leia também: Quem é o sobrinho de Papa Francisco? Conheça único parente que se despediu do pontífice

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.