Ícone do site

Ministro da Justiça abre inquérito para investigar assassinatos de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes

Published 22/02/2023
morte-marielle-anderson-seis-anos

Morte de Marielle e Anderson completa seis anos - Crédito: Mario Tama/ Getty Images

A abertura de um inquérito para investigar os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, foi determinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. A decisão foi feita para “ampliar a colaboração federal”.

“A fim de ampliar a colaboração federal com as investigações sobre a organização criminosa que perpetrou os homicídios de Marielle e Anderson, determinei a instauração de Inquérito na Polícia Federal. Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes”, relatou o ministro da Justiça nas redes sociais.

Segundo o g1, a abertura desse inquérito significa que a Polícia Federal irá apoiar as investigações que ocorrem no Rio de Janeiro. A pessoa designada para conduzir o inquérito foi o delegado Guilhermo Catramby.

Ao assumir o atual cargo no governo, Dino afirmou que descobrir quem matou a vereadora e o motorista era uma “questão de honra”, de acordo com o g1. Na semana passada, ele já tinha informado sobre o apoio da PF no caso.

Relembre o caso

Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados dentro de um carro, em março de 2018. Até o momento, nenhum mandante do crime foi identificado. As motivações por trás da execução também são desconhecidas.

Duas pessoas foram presas Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz. Eles foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) como assassinos das vítimas, segundo o g1.

Sair da versão mobile