
A pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais deste ano, divulgada nesta quarta-feira (3), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 44% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro tem 32%.
Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Demais seis concorrentes incluídos na pesquisa não pontuaram, sendo eles Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
Aqueles que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. Os que não têm voto definido também somam 6%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em consideração apenas dos votos válidos, o que exclui votos brancos e nulos, Lula teria 51% e poderia vencer no primeiro turno, na margem de erro da pesquisa. Entre os dias 28 e 31 de julho, duas mil pessoas foram entrevistadas. O levantamento possui 95% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02546/2022.
5/ O recuo na avaliação negativa do governo não apareceu com a mesma força nas intenções de voto. Lula tem agora 44% no primeiro turno, com variação de 1 ponto em relação a julho. Bolsonaro sobe 1 ponto e chega a 31%. Ciro oscilou para 5%, Janones 2%, Tebet 2% e Marçal 1%. pic.twitter.com/7mm5sc33iZ
— Felipe Nunes (@felipnunes) August 3, 2022