livre e espontânea vontade

PF aceita delação premiada de Mauro Cid; Entenda o motivo

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é investigado em mais de um caso, por conta disso não há informações sobre qual será o foco da delação

pf-mauro-cid
(Crédito: Antônio Cruz/Agência Brasil)

A Polícia Federal declarou fechar um acordo de delação premiada com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Segundo apuração da jornalista Andréia Sadi, Mauro Cid prestou depoimentos à PF nos últimos 20 dias. E agora, o Ministério Público Federal (MPF) ainda precisa ser ouvido sobre quais as condições para o acordo ser firmado.

A delação premiada só passa a valer após homologação (aval) do Supremo Tribunal Federal (STF). Não há informações sobre qual será o foco da delação, porque Cid é investigado em mais de um caso.

O ex-ajudante de ordens é suspeito de participar da tentativa de trazer de maneira irregular para o Brasil joias recebidas pelo governo Bolsonaro como presente da Arábia Saudita; Tentar vender ilegalmente presentes dados ao governo Bolsonaro por delegações estrangeiras em viagens oficiais; Participar de uma suposta fraude de carteiras de vacinação de Bolsonaro e da filha de 12 anos do ex-presidente; Envolvimento nas tratativas sobre possível invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo hacker Walter Delgatti Neto, para desacreditar o sistema judiciário brasileiro; Envolvimento em tratativas sobre um possível golpe de estado.

Na última quarta-feira (6), Cid foi ao STF de livre e espontânea vontade confirmar que fará a delação.

Publicidade

O juiz Marco Antônio realizou uma audiência com Mauro Cid e seu advogado para verificar se o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) realmente quis fazer delação à Polícia Federal (PF). Agora, o ministro do STF Alexandre de Moraes vai analisar se homóloga ou não a delação.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.