maioria do plenário

STF mantém decisão que rejeitou ação de Bolsonaro contra Moraes

Em maio, o presidente havia apresentado uma a notícia-crime contra Moraes, alegando suposto abuso de autoridade por parte do ministro.

stf-bolsonaro-moraes
Alexandre de Moraes (Créditos: Getty Images)

Por maioria dos votos no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão do ministro Dias Toffoli, que negou a ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes, foi mantida.

Publicidade

O pedido feito por Bolsonaro deve ser arquivado nos próximos dias. Em maio, o presidente havia apresentado uma a notícia-crime contra Moraes, alegando suposto abuso de autoridade por parte do ministro. Com a negativa de Toffoli, ele recorreu.

O argumento apresentado por Bolsonaro foi que o chamado inquérito das fake news, no qual é investigado, não se justifica. Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Rosa Weber e André Mendonça votaram para rejeitar recurso de Bolsonaro contra decisão do ministro Dias Toffoli. O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido.

O único a apresentar divergência foi o ministro Nunes Marques. Para ele, compete ao Ministério Público a apreciação inicial da existência de elementos indiciários mínimos a justificar o pedido de investigação.

#JornalJP | STF forma maioria para negar pedido de investigação feito por Bolsonaro (PL) contra Alexandre de Moraes; Rodrigo Constantino: “Eu acho bom que o Supremo forme maioria para defender Moraes para deixar a mensagem clara”

Publicidade

📺 Acompanhe na JP News pic.twitter.com/4Izk1CYl19

— Jovem Pan News (@JovemPanNews) December 3, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.