INVASÃO

STF julga hoje os 4 primeiros réus dos atos de 8/1; veja quem são

Para agilizar o andamento dos processos, a presidente da Corte, Rosa Weber, marcou sessões extras no plenário também para esta quinta-feira (14)

STF julga hoje os 4 primeiros réus dos atos de 8/1; veja quem são
O STF começa a julgar, nesta quarta-feira (13), as primeiras ações penais contra acusados de invadir a Praça dos Três Poderes (Crédito Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, nesta quarta-feira (13), as primeiras ações penais contra acusados de invadir e depredar as sedes dos Três Poderes. Na pauta do tribunal constam quatro ações penais, que podem levar à condenação ou absolvição dos réus.

Publicidade

Para viabilizar o andamento dos processos, a presidente Rosa Weber marcou sessões extras do plenário da Corte para as manhãs desta quarta e quinta-feira (14). Os ministros vão avaliar as condutas em separado, ou seja, vão levar em conta as circunstâncias de cada caso e, no fim, avaliar se houve crime e o grau de participação de cada um nos delitos.

Veja quem são os réus:

1- Aécio Lúcio Costa Pereira: De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o réu atuou na destruição das instalações do Congresso Nacional. Ao longo do processo, no interrogatório, o acusado afirmou que achou que a manifestação seria pacífica e que não tinha armas. Além disso, negou ter provocado dano ao patrimônio e ter usado de violência.

2- Thiago de Assis Mathar: Segundo a PGR, atuou na depredação no Palácio do Planalto. Ao ser interrogado, no processo, afirmou que não havia barreira impedindo o acesso ao prédio. Negou que tenha provocado danos e disse “não ter intenção de dar golpe ou depor o governo eleito, mas apenas de manifestar seu descontentamento”.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.