EM SÃO PAULO

Tarcísio é diplomado com gritos de ‘mito’

A cerimônia também diplomou o vice-governador eleito, Felicio Ramuth (PSD) e o senador eleito Marcos Pontes (PL), além de 70 deputados federais do Estado e 94 estaduais.

tarcisio-e-diplomado-com-gritos-de-mito
(Crédito: Reprodução/ TV Globo)

Nesta segunda-feira (19), o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)foi diplomado aos gritos de “mito”, durante solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A cerimônia, realizada na Sala São Paulo, também diplomou o vice-governador eleito, Felicio Ramuth (PSD) e o senador eleito Marcos Pontes (PL), além de 70 deputados federais do Estado e 94 estaduais.

Publicidade

Durante a entrega do diploma, Tarcísio foi aplaudido e ovacionado pelos deputados de partidos aliados. Parte da plateia puxou o coro de “mito”, termo também usado por seguidores do presidente Jair Bolsonaro (PL) para se referir ao mandatário. O evento não prevê discurso e o governador eleito saiu sem falar com a imprensa.

Tarcísio foi escolhido pelo presidente para disputar o governo paulista e venceu a eleição no segundo turno, derrotando o petista Fernando Haddad, agora nomeado ministro da Fazenda do futuro governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na abertura da diplomação, o presidente do TRE-SP, Paulo Sérgio Galizia, defendeu o resultado das urnas, questionado em atos antidemocráticos. “A Justiça Eleitoral não admite pressões ou ameaças, venham elas de onde vierem. (…) Só deve obediência à democracia da qual é sua incansável guardiã. A Justiça Eleitoral jamais presta contas aos poderosos, só presta contas à cidadania brasileira”, disse.

O pronunciamento foi visto como um recado aos bolsonaristas. Entre os presentes no palco estavam os deputados federais eleitos Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ricardo Salles (PL-SP) e Mário Frias (PL-SP). Ao serem chamados a receber o diploma, os três ouviram fortes aplausos e vaias da plateia composta por convidados.

Publicidade

Além deles, parlamentares do União Brasil, como Kim Kataguiri e Rosângela Moro, também foram vaiados. Já a deputada federal Carla Zambelli (PL) não estava presente. Zambelli enfrenta pedidos de cassação na Câmara.

No evento, a Justiça Eleitoral habilita os eleitos a assumirem seus mandatos em janeiro de 2023. Candidaturas com contas questionadas, por exemplo, ainda podem ser punidas se houver abertura posterior de ação de investigação pelo Ministério Público Eleitoral.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.