durante cerimônia

Tarcísio enfrenta vaias durante inauguração de túnel com Lula na Baixada Santista

Tarcísio foi aplaudido ao destacar a parceria com Lula para a construção do túnel Santos-Guarujá, cujo edital foi assinado na ocasião.
Governador do estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enfrentou vaias ao mencionar a privatização da Sabesp durante evento na Baixada Santista, nesta quinta-feira (27). No entanto, foi aplaudido ao destacar a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a construção do túnel Santos-Guarujá, cujo edital foi assinado na ocasião.

Publicidade

O público reagiu negativamente quando o governador citou os investimentos previstos para a região após a privatização da Sabesp, medida criticada pelo PT. Lula, que acompanhava o discurso, fez um gesto de reprovação às vaias.

“A gente veio anunciar 7,5 bilhões de reais da Sabesp na Baixada Santista, porque, no passado, vários locais, vários bairros ficaram sem saneamento básico, ficaram sem o atendimento”, afirmou Tarcísio, sendo interrompido pelas manifestações contrárias.

Ao mudar de assunto, o governador dirigiu-se a Lula e agradeceu pela parceria no projeto do túnel. “Presidente, eu quero agradecer o senhor porque, desde o início, quando começamos a conversa, o senhor colocou esse túnel como prioridade (…) Eu me lembro, presidente, que você falou: não tá na hora de ter disputa política, nós temos que atender o cidadão. E é isso que estamos fazendo agora.” Dessa vez, o público reagiu com aplausos.

Quando o túnel Santos-Guarujá ficará pronto?

O edital do túnel foi oficialmente lançado no evento, realizado em Santos, no litoral paulista. Além de Lula e Tarcísio, participaram o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros como o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos).

A previsão é que a obra seja concluída em 2028. O túnel, aguardado há quase um século, será o primeiro do tipo imerso na América Latina. Terá 860 metros de extensão e ficará a 21 metros de profundidade, com seis pistas – três em cada sentido.

A travessia poderá ser feita em cerca de um minuto e meio de carro, além de contar com passagem para pedestres e ciclistas. Atualmente, o deslocamento entre Santos e Guarujá é feito por balsas ou pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, percurso que pode levar mais de uma hora.

Publicidade

O edital prevê uma tarifa similar à cobrada hoje pelo transporte de balsa, fixada em R$ 6,15.


Leia também: Governo Lula reabre investigação polêmica sobre morte de JK

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.