O União Brasil fechou apoio ao candidato Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, à presidência da Câmara dos Deputados. A decisão ocorreu após uma reunião da cúpula do partido com integrantes da bancada, na manhã desta quinta-feira (31).
Hugo Motta se articula com União Brasil
Hugo Motta já havia aberto diálogo com presidente da legenda, Antônio Rueda, e com o primeiro-secretário, ACM Neto, além do próprio candidato adversário, o baiano Elmar Nascimento, que não teve outra opção a não ser abrir mão da candidatura e assim, abandonar a disputa.
Ainda quinta-feira (31), Hugo Motta ainda deverá se reunir com Ronaldo Caiado, influente integrante do União Brasil e governador de Goiás.
O partido ainda prepara um anúncio e quer decidir com o candidato do Republicanos espaços que a sigla terá na próxima legislatura.
O União temia que, se não aderisse à candidatura de Motta e o deputado vencesse a disputa, o partido acabaria ficando sem espaço na Mesa Diretora da Câmara e no comando de comissões.
Negociações
Segundo informações do analista da CNN, Caio Junqueira, o União sinalizou que gostaria de ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o principal colegiado da Casa.
Mas o Republicanos rejeitou em razão de acordos já firmados e a negociação que entrou na mesa é a entrega ao União da relatoria-geral do Orçamento de 2026.
Segundo o g1, Elmar Nascimento, antes favorito para suceder Arthur Lira (PP-AL), viu o seu nome desidratar ao longo dos últimos três meses, enfrentando dificuldade para reunir apoios e sem unanimidade dentro do próprio partido. Elmar havia conquistado indicativos de apoio do PDT e do PSB, que, agora, devem rever seus posicionamentos.
O baiano, que antes era o favorito de Lira, tem dito frequentemente se sentir traído pelo presidente da Câmara, a quem ele classificou nesta manhã como seu “melhor amigo”.
Comemorando aqui o desempenho do nosso UNIÃO BRASIL, vitorioso que foi neste 2º turno em mais de 50% dos municípios em que disputamos.
As urnas mostraram hoje, no geral, diversos vencedores – e nós estamos entre eles -, mas é inequívoco que sobressai um grande derrotado: [+] pic.twitter.com/BE9ZNxjQ38— União Brasil 44 (@uniaobrasil44) October 28, 2024
Leia mais: Alexandre de Moraes devolve redes sociais para deputados contra resultado das eleições